A Comissão Especial de Enchentes, criada pela Assembleia Legislativa para acompanhar as obras de reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas, visitou o município de São José da Laje, onde estavam prefeitos das cidades atingidas pela tragédia. Em reunião, os parlamentares ouviram os relatos dos prefeitos.
No encontro, o prefeito Márcio Lyra, o Dudui, de São José da Laje, disse que a maior carência dos gestores municipais, no momento, é ter acesso às informações. “Encaminhei ofício ao secretário Fireman (Marco Fireman, secretário de Infraestrutura do Estado) solicitando informações sobre o andamento das obras e não fui atendido. Os prefeitos querem saber a quem cobrar”, questionou ele.
O prefeito de Santana do Mundaú, Marcelo Souza, confirmou que o município começou a liberar uma ajuda de custo para o pagamento de aluguel, pelo período de três meses, bem como de cestas básicas. De acordo com Souza, as pessoas voltaram a construir nas áreas atingidas pelas chuvas em junho de 2010. Segundo ele, pelo menos metade dessa população reconstruiu suas residências. O restante mora em prédios públicos, principalmente escolas municipais.
O deputado Sérgio Toledo (PDT), membro da comissão, considerou que o objetivo da visita era exatamente o de ouvir os prefeitos e conhecer as suas necessidades. Por esse motivo, o encontro foi proveitoso. Toledo também solicitou que os prefeitos encaminhem suas reivindicações por escrito à comissão da Assembleia.
O presidente da comissão, deputado João Henrique Caldas, sugeriu que a Associação dos Municípos (AMA) institua uma comissão semelhante à da Assembleia. Ele avalia que, assim, poderia ser mais eficaz a cobrança ao Executivo para a solução mais rápida dos problemas.
A comissão volta a se reunir na próxima terça-feira, quando ouvirá o secretário de Infraestrutura do Estado, Marco Fireman. Ele havia sido convidado para comparecer ao colegiado na manhã desta quinta, mas, antecipadamente, solicitou a transferência para o dia 22. A reunião da comissão acontece no plenário da Assembleia, a partir das 9h.
