Durante a abertura da sessão ordinária desta terça-feira, 29, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Toledo (PSDB), lamentou a morte do ex-vice-presidente da República José Alencar na tarde de hoje, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Alencar tinha 79 anos e lutava contra um câncer na região do abdômen. Toledo destacou a atuação de Alencar como empresário e como vice-presidente da República.
O presidente da Casa ressaltou ainda a batalha incansável de José Alencar contra o câncer. Apesar da gravidade da doença, Alencar nunca esmoreceu, buscando nos tratamentos superar o problema, demonstrando sempre bom humor e amor a vida. “A Assembleia Legislativa se solidariza, ao tempo em que se reveste de pesar com o falecimento de um homem que engrandeceu de forma efetiva, política, as ações do Brasil como vice-presidente da República e como empresário bem sucedido, exemplo de honradez e dignidade”, disse Toledo com pesar.
Durante a sessão ordinária, o deputado Antonio Albuquerque (PTdoB) requereu à Mesa Diretora que suspendesse a sessão ordinária em respeito ao falecimento de José Alencar. “Reconheço que não há previsão no Regimento Interno da Casa, mas a soberania do plenário pode prestar a homenagem ao referido homem público”, observou Albuquerque, que é vice-presidente da Casa.
A solicitação de Antonio Albuquerque foi reforçada pelos deputados Ricardo Nezinho (PTdoB), João Henrique Caldas (PTN) e Gilvan Barros (PSDB). O presidente Fernando Toledo acatou o requerimento verbal e o submeteu à apreciação do plenário, que, por unanimidade, aprovou o pedido.
