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Política

Deputados buscam regulamentar emissões de gases do efeito estufa por veículos

Dep. Helder Salomão alertou que não há como fiscalizar emissões de gases de todos os carros

Está em análise na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados projeto de lei (PL 5332/13) do Senado que limita a emissão de dióxido de carbono por veículos leves fabricados no Brasil a partir de 2016. O texto prevê limite de 120 gramas por quilômetro para os veículos produzidos a partir do ano que vem e de 95 gramas por quilômetro a partir de 2020.

Atualmente, a lei fixa limites para emissões de monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio, aldeídos e também partículas, mas apenas no caso de veículos a diesel.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico promoveu debate, solicitado pelo deputado Hélder Salomão (PT-ES), que está preocupado com as dificuldades de adaptação para a indústria brasileira.

Na opinião do parlamentar, é necessário aprofundar o debate para não focalizar apenas a fabricação do veículo, mas fiscalizar as condições de uso dos veículos nas ruas. “À medida que o veículo sai da fábrica, é vendido e o consumidor começa a utilizar esse veículo, não tem condições de nós termos uma vigilância e uma fiscalização pra saber como esses veículos estão emitindo o CO2 na atmosfera”, afirmou.

Redução de emissões

O Brasil reduziu em 15% a emissão de gases de efeito estufa entre 1990 e 2013, segundo dados divulgados pelo Observatório do Clima. Uma das metas brasileiras para a Conferência do Clima, em Paris, é reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 37% até 2025 e em 43% até 2030. Helder Salomão acredita que o Brasil precisa agir com mais rigor para reduzir a emissão de dióxido de carbono.

O relator na Comissão de Desenvolvimento Econômico, deputado Laércio Oliveira (SD-SE), é contrário ao projeto. Ele lembra que uma lei de 2012 (Lei 12.715/12) já traz uma série de exigências para as montadoras instaladas no País, dentre as quais o atendimento de níveis mínimos de eficiência energética.

Ele defende outra proposição (PL 7.212/14), apensada ao projeto, que busca incorporar à indústria automotiva brasileira o selo de qualidade Pró-Ar, que permite ao consumidor comparar os níveis de emissão de gás carbônico dos veículos disponíveis para compra.

O projeto que limita a emissão de dióxido de carbono ainda vai passar pelas comissões de Meio Ambiente e de Constituição e Justiça.