×

Roberto Lopes

Deputados aprovam projeto que cria o Instituto de Criminalística do Agreste em Arapiraca

A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei, de autoria do Governo do Estado que altera a Lei Delegada nº 48, de 30 de dezembro de 2022, que institui o modelo de gestão da Administração Pública Estadual do Poder Executivo, para formalizar a criação do Instituto de Criminalística (IC) do Agreste, localizado em Arapiraca. “O IC já funciona desde o ano passado, contudo, faltando a colocação na estrutura da Polícia Científica, o que vem ser cumprido com essa proposição”, destaca o governador Paulo Dantas na mensagem enviada ao Legislativo estadual.

A matéria foi aprovada no Plenário, em redação final, por unanimidade e com uma emenda apresentada pelo deputado Sílvio Camelo (PV), incluindo o município de Delmiro Gouveia como outra cidade que também receberá esse núcleo da polícia científica. Em pronunciamento durante a sessão extraordinária que aprovou a matéria, o deputado Ricardo Nezinho (MDB), que é de Arapiraca, agradeceu o governador do Estado, a Mesa Diretora da Casa, líderes partidários e aos pares pelo esforço concentrado na aprovação do projeto de lei.

“Esse momento para mim é muito importante. O ano de 2023 vai fechar com o senso do dever cumprido em relação à reivindicação, não só de Arapiraca, mas de 56 cidades que ansiavam por esse instante”, comemorou o parlamentar, traçando um histórico do processo pelo qual passou para conseguir a implantação, em definitivo, do IC de Arapiraca, que começou ainda na segunda gestão do governador Teotonio Vilela Filho, passando pelo governo de Renan Filho, até a conclusão com o governador Paulo Dantas. “Quando o governador Paulo Dantas assume, a primeira audiência que tive com ele foi para pedir o Instituto de Criminalista de Arapiraca. No dia primeiro de agosto de 2022, um posto avançado do Instituto de Criminalista estava instalado na cidade”, contou Nezinho, informando que na época não poderia ser encaminhado projeto de lei com esse propósito, devido a proximidade das eleições gerais de 2022.

“Mas o governador Paulo Dantas assumiu o compromisso da instalação concreta do Instituto de Criminalística. Quero também agradecer muito ao presidente Marcelo Victor e aos líderes desta Casa por terem dado celeridade na apreciação da matéria”, ressaltou Ricardo Nezinho, destacando a importância do Instituto de Criminalista para a região. Ele lembrou que antes, quando morria uma pessoa, o corpo ficava de 8 a 12 horas esperando a chegada dos peritos. “O melhor de tudo isso é a gente saber que está amenizando um pouco o sofrimento de famílias agrestinas”, completou o parlamentar.