Posse do novo conselho da Emater
O deputado estadual Gilvan Barros Filho (PSDB), representante da Assembléia Legislativa do Estado (ALE) no Conselho de Gestão do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater Alagoas) tomou posse na segunda-feira, 29, numa solenidade ocorrida na sede do órgão. Além do representante da Assembleia, os outros membros do conselho colegiado também foram empossados no evento.
Gilvan Barros Filho disse acreditar no potencial do conselho para ajudar no crescimento da Emater e, consequentemente, da agricultura no Estado. Segundo ele, um dos objetivos do conselho é tornar a Emater um ícone para o desenvolvimento de Alagoas. “Sou um curioso da causa agrícola e me coloco a disposição para levar as propostas que surgirão dentro desse conselho à Casa Tavares Bastos. Uma das minhas lutas é fazer com que o agronegócio supere o déficit em Alagoas e que o Estado passe a apresentar bons resultados perante à sociedade. É interessante ver a Emater disposta e com boas intenções para ouvir a sociedade e dar a ela o retorno esperado”, disse.
Após a posse dos novos conselheiros, foi analisado e validado o regimento interno do Conselho e também o regimento interno da Emater Alagoas. Uma reunião, em caráter extraordinário, está marcada para o dia 15 de março para dar continuidade às discussões e possíveis alterações nos regimentos.
Para o diretor-presidente da Emater e vice-presidente do Conselho, Carlos Dias, o Conselho Gestor tem a importância de viabilizar e orientar as discussões para que o órgão estatal cumpra seus objetivos. “Quem administra recursos, trabalha com convênios, com patrimônio e pessoal, tem que ter o conselho gestor. No nosso caso a responsabilidade do conselho é finalizar os rumos que a Emater deve seguir para se tornar cada dia mais uma entidade forte e que cumpra seu papel junto à sociedade”, explica.
Fazem parte do órgão colegiado: Assembleia Legislativa, Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Federação da Agricultura Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Alagoas (Fetag-AL), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur-AL) e Sindicato dos Trabalhadores da Extensão Rural em Alagoas (Sindagro-AL), além da própria Emater-AL.
