Projeto de autoria do deputado Jeferson Morais (DEM) lido na sessão da Assembleia Legislativa, considera como patrimônio cultural de Alagoas o bloco Pinto da Madrugada. Batizado em janeiro de 2000, o bloco tem entre seus objetivos homenagear figuras que contribuíram com o carnaval de Alagoas, bem como resgatar os mais autênticos festejos de momo na capital alagoana. A matéria deve ser colocada em votação na próxima sessão da Casa.
Em seus desfiles, o Pinto da Madrugada presta homenagens a figuras importantes, como o radialista Edécio Lopes, o folião Prego e o maestro Manezinho, agraciados com a comenda “Ordem do Pinto”. “Outro ponto de destaque é que em seu primeiro desfile na orla de Maceió cerca de cinco mil pessoas acompanharam e se divertiram, ao som dos ritmos mais marcantes do carnaval. Hoje, esse número só aumenta, fazendo do bloco o terceiro maior do Brasil”, justifica Jeferson Morais.
Outro projeto do deputado, também lido na sessão desta quinta, considera o conjunto arquitetônico e o espetáculo da Paixão de Cristo de Arapiraca, no Morro Santo da Massaranduba, igualmente Patrimônio Cultural de Alagoas. Contando com seis palcos, numa área de mais de 35 mil metros quadrados, o espetáculo atrai anualmente a Arapiraca cerca de 50 mil pessoas, uma platéia formada por moradores do município e de várias regiões de Alagoas.
Brinquedos especiais
Morais é ainda autor de outro projeto de lei, que dispõe sobre a colocação de brinquedos para pessoas portadoras de necessidades especiais em parques, praças e outros locais públicos. A colocação dos brinquedos, de acordo com o autor da proposta, seria por meio de uma parceria envolvendo os governos estadual e municipal. Os equipamentos devem ser sinalizados e ter sua finalidade delimitada para uso exclusivo das pessoas portadoras dos mais diversos tipos de necessidades especiais.
“O deficiente, como qualquer pessoa, tem direito ao lazer, e , portanto, deve ser oferecida a toda população de Alagoas, independente de qualquer diferença, este direito”, afirma o deputado.
