×

Política

Deputado participa de reunião com senador Renan e funcionários da antiga Ceal

Deputado Judson Cabral

O deputado Judson Cabral (PT) foi a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (5), para informar que esteve ontem em Brasília, com representante da antiga Ceal em uma audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB) para tratar de dois assuntos: a encampação da Fundação Ceal de Assistência Social e Previdência (Faceal) por parte da Eletros e o “Plano Bresser” dos servidores da antiga Ceal.

No primeiro caso, o petista afirmou que a fundação é atualmente uma instituição equilibrada e totalmente estruturada, superavitária e representa o retorno, após a aposentadoria, de investimentos de toda uma vida. Por isso, os servidores foram pedir apoio do Senado para que ela não seja encampada pela Eletros – que é uma fundação dos sistema Eletrobras.

“A fundação tem um capital organizado e seus servidores não querem perder todo esse patrimônio que há anos vem sendo administrado por eles. Isso com certeza poderia trazer um grande prejuízo para esses servidores”, afirma Cabral.

Cabral disse que recebeu apoio do senador Renan Calheiros que prometeu comprar a briga para impedir que isso ocorra já que os dirigentes da Faceal e da Associação dos Aposentados da Eletroceal não querem que esse processo se consuma.

No segundo caso, o grupo foi também buscar apoio do senador Renan Calheiros no sentido de intermediar junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), a fim de se dar celeridade a execução da sentença ganha pelos servidores e que se arrasta há anos pelos tribunais.

“A Eletroceal é a única empresa do sistema Eletrobras que ainda não pagou aos servidores o Plano Bresser, mesmo perdendo os recursos em todas as instâncias. Alguns servidores já faleceram e muitos já estão com idade avançada que sofrem com a morosidade da justiça e dos impasses que a Eletrobras vem criando junto com a Advocacia Geral da União (AGU) para não pagar os servidores uma questão já ganha na justiça”, disse o deputado.

Participaram da reunião, além do senador Renan Calheiros e o deputado Judson Cabral, representantes dos servidores e aposentados da antiga Ceal.