Deputado Inácio Loiola
Em visita às regiões do Estado de Alagoas durante as comemorações dos festejos juninos, o deputado estadual Inácio Loiola aproveitou as oportunidades para conversar com a população em geral (estudantes, lideranças políticas e produtores rurais) além de acompanhar algumas obras estruturantes, a exemplo das obras de abastecimento d’água no Sertão e da entrega de sementes para os agricultores. Um detalhe, entretanto, chamou a atenção e causou-lhe preocupação: chuvas muito abaixo da média nas regiões do agreste e do sertão, o que exigirá ações práticas e rápidas dos governos estadual e federal para o próximo período de verão.
Segundo Loiola, as viagens a diversos municípios foram fundamentais por permitir tirar uma radiografia da atual realidade alagoana, especialmente, das cidades mais atingidas pela estiagem prolongada que acarretou em severos prejuízos para o homem do campo. Essa perda pode ser agravada ainda mais caso a distribuição de milho prometida pelo Governo Federal não seja regularizada, uma vez que o clima desfavorável não ajudou o produtor a produzir e armazenar alimentação para bovinos e ovinocaprinos.
Por isso, diz o deputado, é necessário haver maior diálogo e interação entre os governos federal, estadual e municipal além dos organismos não-governamentais no sentido de acelerar a chegada de ração para a distribuição durante a seca e a ampliação das adutoras levando água para as comunidades.
Em relação à distribuição de água, ele fala que inúmeras obras visando normalizar o abastecimento de água estão sendo realizadas nas comunidades, inclusive no alto sertão, como no Distrito do Piau, em Piranhas, e em outros povoados situados nos municípios de Delmiro Gouveia, Major Isidoro e Olho D’Água das Flores.
O parlamentar vai aproveitar esse período de recesso parlamentar para continuar viajando pelo interior com o intuito de conhecer mais detalhadamente às demandas dos moradores para poder trazer o sentimento do povo para a Casa Tavares Bastos. “É preciso ouvir a voz da rua e transformá-la em proposição em favor da coletividade”.
