Deputado João Henrique Caldas
Tramita nas Comissões Temáticas da Assembleia Legislativa projeto de lei de autoria do deputado João Henrique Caldas (PTN) que dispõe sobre o uso de sacolas plásticas biodegradáveis em estabelecimentos comerciais de todo o território alagoano. O autor da matéria justifica a iniciativa alegando que as tradicionais sacolas plásticas utilizadas pelos comerciantes são de difícil degradação pela natureza, podendo levar aproximadamente 500 anos para se decomporem no meio ambiente.
“As sacolas plásticas são um mal que atinge o meio ambiente de forma alarmante. Vemos essas sacolas em vias públicas, nos esgotamentos sanitários… Para se ter uma idéia do mal causado por elas, até as tartarugas marinhas estão morrendo por ingerir sacolas plásticas achando que são alimentos”, observou Caldas. “Se existem meios de se evitar a proliferação desses produtos, porque não incentivar?”, argumenta.
De acordo com o deputado, o projeto de lei não obriga as empresas a substituir as atuais sacolas plásticas por biodegradáveis, mas propõe alternativas para reduzir ao máximo o uso delas, incentivando assim, a educação ambiental. “O projeto propõe alternativas: ou proíbe o uso ou se enquadra em alguma das outras soluções. Isto é, a empresa coloca um centro de recolhimento de sacolas, ou dá descontos nas compras, ou fornece sacolas de outro material que possa ser reutilizada. Esses meios alternativos serão discutidos aqui no plenário da Casa”, explicou o deputado.
