×

Política

Deputado eleito Ronaldo Lessa concede entrevista e agradece votos de Penedo

Com 88.125 mil votos, ex-governador vai assumir pela primeira vez um mandato na capital federal

Ronaldo Augusto Lessa Santos (PDT), 65 anos, eleito pela 6ª vez por voto direto para um cargo eleitoral. Com a Câmara de Brasília, o ex-governador completará o ciclo de cargos eleitorais por uma federação. A experiência veio ao longo dos anos, somados na Casa Tavares Bastos (Assembleia), na Casa Mário Guimarães (Câmara de Maceió), Prefeitura de Maceió e Palácios Floriano Peixoto e República dos Palmares, este inaugurado em sua última gestão a frente do Executivo.

Em Penedo, conseguiu 1.989 votos, dos 88.125 mil conquistados em todas as cidades do estado. E nesta terça-feira (23), o futuro e já diplomado deputado federal esteve no Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), em entrevista para agradecer aos penedenses a confiança depositada nas urnas e falar das expectativas de trabalhar pelo povo de Alagoas, agora da capital nacional.

“Primeiro quero começar os agradecimentos por vocês que fazem essa emissora, aos amigos da cidade. Dizem que o candidato vem e só retorna depois de quatro anos. Então, antes da posse já estou aqui para agradecer a todos vocês. Tive em Penedo a quinta maior votação. Quero retribuir com esforço, dedicação, cada voto”, disse Lessa.

Fase difícil de trabalhar e foco: emendas estruturantes

Eleito prefeito de Maceió em 1992, Lessa na sua entrevista contou como era difícil governar no tempo em que não tinha tanta emenda parlamentar para ajudar nas administrações. E para captar recursos, o então prefeito tentou conseguir dinheiro emprestado no exterior, os juros há época eram menores.

“Quando fui prefeito de Maceió não tinha emenda. Era tudo difícil, tentei empréstimo fora do Brasil, os juros eram mais baixos. Porém, o governo brasileiro não deixou a concretização do empréstimo. Então, quero trabalhar para ajudar os governantes com emendas estruturantes para as cidades. Sei como tudo é difícil e quero trabalhar este foco. Um dos focos, será escolher as prioridades do estado e dos municípios para trazer emendas estruturantes”, observou o futuro deputado ao falar dos trabalhos que pretende desempenhar a partir de fevereiro de 2015.

Ponte e aeroporto

Um ouvinte via telefone questionou Ronaldo Lessa (PDT) sobre o seu papel em reativar o aeroporto de Penedo e tentar viabilizar recursos para a ponte ligando os municípios de Penedo e Neópolis, e ele respondeu: “A aeroporto pode ser retomado para explorar o turismo no São Francisco, uma região rica, com um grande potencial. Além da importância de Penedo. O aeroporto poderia funcionar de forma regional, com foco no turismo da região. Já a ponte, pode retomar tudo que Penedo perdeu com a ponte de Propriá. E o foco, o incremento turístico. Mas, enfim, pode contribuir com a economia, o trabalho, com o estudante. Vamos trabalhar para que Penedo recupere tudo que perdeu e a ponte em se tornando realidade, o município vai recuperar, superar tudo que perdeu no passado”.

Educação

Em seu governo, Lessa investiu na pasta, recuperou escolas e construiu novas unidades. Professores ainda hoje lembram da valorização, dos reajustes salariais. E a partir de 2015, o Estado terá como secretário de Educação o vice-governador Luciano Barbosa (PMDB), o primeiro gestor no estado a implantar uma escola modelo em tempo integral. Para Lessa, uma boa escolha.

“Escolha foi boa. É o vice-governador, foi secretário de Educação. Em sua administração em Arapiraca a Educação foi priorizada. Tá muito preparado. Esse nome passa confiança, eu fiquei feliz, diante de alguns nomes que não gostei. Com ele, todos terão acesso e poderão cobrar. Vocês poderão levar a situação de Penedo”, garantiu.

Em pouco mais de 40 minutos, o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT), falou de vários assuntos, e colocamos os principais pontos. Encerrando o bate papo, o eleito para o primeiro mandato de deputado federal fez uma confissão, diante dos nove anos sem mandato e por causa de alguns acontecimentos, pensou deixar a política.

“Quando eu via algumas coisas nestes anos sem mandato, que a gente se indigna, pensei por várias vezes em deixar a política. Mas, se a gente não se indignar, se a gente não se revoltar, ai sim, estamos no final. Porém, enquanto tivermos coragem para construir, sonhar, a gente deve ir em frente. Estou rejuvenescido nesta campanha. Fui a quarenta cidades, recebi votos nas 102. Que 2015, tenhamos possibilidade de construir um país com mais Justiça, com mais amor. O que deixo ao povo de Penedo, aos eleitores, meu muito obrigado”, concluiu Ronaldo Augusto Lessa Santos.