Deputado Ronaldo Medeiros
Em pronunciamento realizando durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 26, o deputado Ronaldo Medeiros (PT) informou que estará encaminhando, ainda hoje, uma correspondência ao Ministério Público denunciando que a Secretaria Estadual de Educação está contratando monitores ao invés de convocar os aprovados no recente concurso para a pasta estadual. De acordo com o parlamentar, o concurso está sendo totalmente desmoralizados pelo Governo do Estado. “Estão contratando monitores e não estão convocando os professores que foram aprovados no concurso. É um absurdo”, disse.
Medeiros afirmou ainda que, em grande parte das escolas, não estão sendo lecionadas aulas de português, matemática e química e que o concurso era para suprir essas vagas. Para ele, o ensino público, como funcionam hoje, marginaliza quem não pode pagar uma escola particular. “É preciso esclarecer que o melhor policial que qualquer Estado pode ter, é um professor motivado. O melhor quartel que qualquer Estado pode construir, é uma escola que funcione e traga cidadania à população, e isso não estamos vendo em Alagoas”, concluiu.
Em aparte, o deputado Judson Cabral (PT) disse que participou, como presidente da Comissão de Educação da Assembleia, de uma reunião com o Ministério Público, procuradoria do Estado e Sinteal e, na ocasião, a informação repassada era de que seriam chamados todos os aprovados no concurso público. “Surpreende as contratações de monitores, mas pode ter uma justificativa: a informação que me foi passada é de que nas disciplinas de química, física e matemática as vagas colocadas no edital do concurso não foram preenchidas. Se esses monitores forem convocados para suprir a diferença de vagas, é aceitável, caso contrário, isso vai na contramão da lógica de desenvolvimento e da seriedade”, afirmou Cabral.
