×

Política

Deputado defende identificação de solos férteis para o Canal do Sertão

Deputado Inácio Loiola

O deputado estadual Inácio Loiola disse na Assembleia Legislativa ser fundamental a identificação por meio de pesquisas e análises de solos férteis e propícios nas áreas margeadas pelo Canal do Sertão para a exploração do cultivo de culturas como algodão, milho e feijão e de hortifrutigranjeiros. O uso adequado e racional da água é a garantia do desenvolvimento autossustentável para o sertão e o agreste, com a geração de renda e emprego.

Loiola falou estar otimista no uso do Canal do Sertão após conversas com técnicos e engenheiros da Codevasf e da Secretaria de Agricultura do Estado, pois, o governo estadual estar consciente de que é preciso investir na aplicação de recursos voltados para o aproveitamento da água que escoará pelo Canal do Sertão.

O primeiro trecho inaugurado, 65 km, do Canal do Sertão já está proporcionando benefícios por ajudar a amenizar os efeitos da seca prolongada que afeta o sertanejo. “O abastecimento das comunidades por meio de carros-pipas está menos oneroso por a água está mais próxima daquelas famílias situadas na região central do sertão”, disse.

Daqui para frente é necessário a classe política estar vigilante quanto à liberação de verba [como prometeu a presidenta Dilma Roussef para a construção até o km 122] para que seja concluída a obra do Canal do Sertão, advertiu o parlamentar.

A principal área produtiva está situada na região do agreste entre o município de Palmeira dos Índios a Arapiraca.