×

Política

Deputado defende a revitalização do Rio São Francisco e se posiciona contra a transposição

Deputado Inácio Loiola

O deputado Inácio Loiola (PSB), foi a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 21, para pedir o empenho de toda classe política brasileira a se posicionar contra o projeto de transposição do Rio São Francisco e a favor da revitalização de suas águas.

De acordo com o parlamentar, a vazão do ‘Velho Chico’ é a menor dos últimos 50 anos. É menos de 1000 m³/segundo. “Para se ter uma ideia, pela primeira vez na história, a principal nascente do Rio São Francisco, situada no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais secou completamente”, afirmou Loiola.

Ainda de acordo com o deputado, o pior ainda está por vir. “A média da chuva está abaixo dos últimos registros históricos. Tal realidade está afetando a geração de energia nas barragens abastecidas pelo Rio São Francisco”, disse Loiola.

Ainda em seu depoimento, Loiola disse que hoje já estão comprometidos a geração de energia em Sobradinho, no complexo de Paulo Afonso e na hidrelétrica de Xingó. “Além disso, está comprometida a irrigação no médio e no alto São Francisco e a navegação no médio e no alto São Francisco”, afirmou.

Se não bastasse essa problemática, a seca que atinge o Estado de Minas Gerais, está afetando diretamente as famílias ribeirinhas que residem nas cidades à beira do ‘Velho Chico’ e sobrevivem da pesca. “A situação é gravíssima. Está mais do que na hora de reforçar nossa posição contra a transposição do rio São Francisco, e cobrar a tão almejada revitalização do Velho Chico do Governo Federal para dar sustentabilidade e garantir a água para o consumo humano e animal”, concluiu.