Ronaldo Medeiros na tribuna da ALE
O deputado Ronaldo Medeiros (PT), foi a tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar a transferência do serviço de perícia do Detran para a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Maceió.
Medeiros declarou que foi procurado por técnicos do Detran que informaram já terem entrado em contato com a gestão do órgão estadual para saber o embasamento legal para a transferência do serviço mas não obtiveram resposta. “Não existe lei e nem autorização legal, apenas uma portaria interna”, denuncia o parlamentar.
Quanto a SMTT, o deputado petista disse que o órgão municipal não tem condições de assumir mais uma atribuição. “A SMTT não tem estrutura nem para fiscalizar a zona azul, quanto mais a perícia oficial. Toda vez que o órgão é chamada para atuar, ao invés de colaborar, em muitos casos, prejudica”, afirmou .
Em aparte, o deputado João Henrique Caldas (SDD) informou que em grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, quando existe uma colisão sem vítimas não há perícia oficial. “Tudo isso para garantir a fluidez no trânsito. O ideal seria fazermos o mesmo aqui”, disse.
Também em aparte, o deputado Judson Cabral (PT) se solidarizou com os técnicos do Detran e com seu colega de partido e solicitou que a Assembleia aprovasse uma moção para evitar que essa transferência se concretize. “A prefeitura não cosegue nem fazer a gestão do trânsito quanto mais arcar com a perícia oficial”, afirmou.
