A informação passada pelo governador Teotonio Vilela Filho em seu twitter, dando conta de que o “Banco Mundial vai financiar 300 milhões de dólares para investimentos em educação, saúde, segurança e infraestrutura, nos próximos 3 anos”, repercutiu no plenário da Assembleia Legislativa durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 10. O líder da bancada petista, deputado Ronaldo Medeiros, usou a tribuna da Casa para criticar duramente o governo pelo endividamento e dizer que “esse empréstimo é perverso e maléfico para o povo alagoano”.
“Nos estranha esse pedido e essa notícia, que acabou de ser anunciada pelo twitter, porque o governo tem devolvido diversas verbas ao governo federal por não ter tido competência para usá-las aqui em Alagoas”, disse o petista, observando que esse pedido deve ser encaminhado à Assembleia e vai aumentar o endividamento do Estado. “Como é que o próximo governo vai gerenciar um Estado pobre, totalmente endividado, pelos próximos 30 anos?”, questionou Medeiros.
No entendimento do líder oposicionista, se o Parlamento aprovar esse pedido de empréstimo “será uma aprovação criminosa”. “O governo precisa vir aqui explicar para essa Casa onde serão investidos esses recursos. Tem que explicar ainda quanto é a dívida do Estado hoje”, observou Medeiros.
O deputado informou que se esse projeto for encaminhado à Casa vai procurar os movimentos sociais, além de sindicatos, para realizar um dia de paralisação, manifestando o quanto esse empréstimo será prejudicial. “Que fique o meu repúdio para essa notícia, a esse empréstimo tão perverso, tão maléfico, que vem afrontar a todo o alagoano. Vamos apurar”, declarou Ronaldo Medeiros.