O deputado Inácio Loiola (PSDB) criticou na sessão desta terça-feira, 6, na Assembleia Legislativa, o atraso no repasse de recursos da Chesf para o Instituto Xingó, o que tem prejudicado a manutenção da instituição e comprometido os projetos de incentivo ao desenvolvimento autossustentável, a exemplo da pesquisa da larva de pitu.
“Essa pesquisa, entre tantas outras, é altamente significativa para a procriação e o repovoamento do pitu no rio São Francisco, porque ajuda a atividade da piscicultura e a sobrevivência das famílias ribeirinhas do Velho Chico”, disse o deputado. Além disso, o Instituto Xingó promove também a incubação de empresas, o que possibilita a abertura de novos negócios.
Ele cobrou o apoio da Assembleia Legislativa de Alagoas e do Estado de Alagoas para enviar mensagem de solicitação à Chesf, pedindo a regularização dos recursos para o Instituto Xingó. A liberação de recursos não deve ser empecilho para a Chesf, disse o parlamentar, porque a empresa teve um lucro nos últimos anos de R$ 10 bilhões.