Deputado Francisco Tenório
O deputado Francisco Tenório (PMN/AL) votou a favor para aprovação do requerimento que cria uma comissão externa de deputados para ir à Holanda acompanhar a investigação de denúncias relacionadas à Petrobras. Foram 267 votos a favor, 28 contra e 15 abstenções
Tenório, que é líder do PMN na Câmara justificou o seu voto durante os debates ocorridos no plenário da Casa. “Nossa obrigação constitucional, enquanto parlamentar da Câmara dos Deputados é investigar, fiscalizar e proteger todo e qualquer órgão ou empresa pública a fim de trazer ao conhecimento da sociedade, com transparência e lisura, a realidade dos fatos. E é isso que a comissão externa vai fazer tanto no Brasil quanto na Holanda”, afirmou Tenório, durante os debates no Plenário da Casa.
De acordo com informações veiculadas na grande imprensa, há denúncias de que a empresa SBM Offshore, com sede na Holanda, teria pago propina a funcionários de petroleiras de diversos países, entre as quais a Petrobras, para conseguir contratos de locação de plataformas petrolíferas entre os anos de 2005 e 2012.
A comissão, de caráter temporário, vai acompanhar as investigações efetuadas pela instituição holandesa equivalente ao Ministério Público brasileiro. Os membros do colegiado serão indicados pelo presidente da Câmara, após ouvir os líderes partidários. Caberá aos integrantes da comissão definir o plano de trabalho e, depois de acompanhar as investigações, adotar providências cabíveis para evitar prejuízos para a Petrobras.
