×

Política

Deputado alagoano defende carga horária de 30 horas para enfermeiros

Deputado Francisco Tenório

O líder do PMN, na Câmara, deputado Francisco Tenório, defendeu a aprovação do projeto de lei, que regulamenta a carga horária em 30 horas semanais para os profissionais da enfermagem de todo país. “É comprovado cientificamente que, na área da saúde, por exemplo, muitas horas de trabalho faz com que a atenção caia pela metade, lavando o profissional a ficar mais suscetível a erros”, disse Tenório.

Francisco Tenório lembrou que o trabalho na área de saúde é muito desgastante e que reduzindo a carga horária destes trabalhadores, de uma forma direta, iria melhorar à qualidade dos serviços prestados e consequentemente o atendimento à população, sem contar que novos postos de empregos iriam surgir tanto na iniciativa privada como na pública.

“Hoje os profissionais de enfermagem possuem uma jornada muito cansativa, já que são submetidos a cargas horárias altíssimas para quem trabalha com saúde. São profissionais que trabalham em prol da vida dos outros”, disse Francisco Tenório, lembrando ainda, que a regulamentação da jornada de trabalho dos enfermeiros para 30 horas irá valorizar a profissão e melhorar a qualidade do trabalho que essa categoria presta a população.

Além de defender a redução da carga horário dos enfermeiros, o parlamentar alagoano vai mais além, ele defende que o profissional de enfermagem, após concluir o curso superior, possa migrar para o curso de medicina por meio de equivalência, com já existe em vários outros cursos superiores. “Devido a falta de médicos em várias localidades do país, isso seria de grande importância não só para o profissional mas para a saúde pública do Brasil”, destacou Francisco Tenório.