×

Política

Deputado alagoano defende a revitalização do Rio São Francisco

Deputado Francisco Tenório

Os impactos da redução das vazões do Rio São Francisco, foi o tema de debate durante uma audiência na Câmara Federal. O alagoano e líder do PMN na Casa, deputado Francisco Tenório, que é um dos grandes defensores do “Velho Chico” no país, defendeu a urgência na execução do programa de revitalização de todo o rio.

O debate foi realizado no plenário 8 e foi promovido pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, ambas da Câmara Federal.

No início deste mês, a Agência Nacional de Águas (ANA) prorrogou até 31 de julho a redução da água que é liberada pelos reservatórios de Sobradinho e Xingó, no Rio São Francisco. Com isso, ambos continuam autorizados a liberar 1.100 metros cúbicos por segundo.

“É preciso que se coloque em ação, o programa de revitalização do Rio São Francisco, que está cada vez mais sendo castigado, deixando preocupado não só os ribeirinhos, mas todos aqueles que defendem esse importante patrimônio mundial”, afirmou Francisco Tenório.

O deputado disse ainda, que sem a revitalização, a pesca artesanal, a aquicultura e até o abastecimento humano estão sendo prejudicados. “É importante que as autoridades competentes tenham em mente que é cada vez mais urgente agilizarem as ações do programa de revitalização do nosso ‘Velho Chico’, que, com certeza, irá melhorar sensivelmente a navegação, a pesca, a irrigação e a sobrevivência do povo ribeirinho”, disse Francisco Tenório.

O deputado alagoano destacou que o programa de revitalização do Rio São Francisco, de responsabilidade do Governo federal, irá, além de melhorar as condições do rio, garantir o fornecimento de água potável para diversas comunidades ribeirinhas.

“Não podemos ficar assistindo sem fazer nada a morte iminente do nosso rio da integração nacional. Temos que impedir a contaminação da sua água por esgoto e recuperar as matas ciliares, para evitar o assoreamento de seu leito”, disse Francisco Tenório, afirmando que a população ribeirinha poderá contar com ele para qualquer ação em defesa do ‘Velho Chico’.

Por fim, Francisco Tenório afirmou que vai procurar junto aos ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional, como anda a implantação do programa de revitalização do Rio São Francisco. “É preciso que ver, por exemplo, como anda o monitoramento na qualidade da água, no trabalho das margens e áreas degradadas, o reflorestamento, entre outras ações nos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais”, concluiu Francisco Tenório.