Renan e governador Teotonio Vilela na visita ao canteiro de obras do Canal do Sertão
Em sua primeira visita oficial a Alagoas desde que foi eleito de novo para presidir o Senado Federal, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) fez questão de visitar a área da seca, nesta sexta-feira, 21. Renan, que chegou a Alagoas na quinta-feira à noite, convidou o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) para acompanhá-lo na visita ao sertão alagoano. Os dois estiveram no município de Maravilha e em seguida foram para a região do Canal do Sertão.
Considerada a obra hídrica mais importante para Alagoas, o presidente do Senado ressaltou que o canal será a redenção econômica das regiões do sertão e agreste alagoanos a partir de sua conclusão. “É uma obra prioritária para o governo federal e desde seu início tenho tido como senador uma participação importante para esse avanço. Eu e o governador Teotonio, quando era senador da República, apresentamos emenda para essa obra”, disse Renan.
O presidente do Senado afirmou que a visita oficial às obras do Canal do Sertão e à região da seca em Alagoas teve como objetivo maior, além do caráter humanitário, verificar de perto a situação em que vivem os sertanejos que enfrentam uma das piores secas dos últimos anos. Renan destacou que ‘a obra foi iniciada com recursos federais por meio de emendas minhas e do atual governador e hoje faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento’.
“O Canal do Sertão é, sem dúvida, a melhor alternativa para a promoção do desenvolvimento sustentável do Sertão ao Agreste de Alagoas. Para se ter uma ideia da importância do Canal, vários benefícios estão previstos para a região, como a oferta de água aos núcleos urbanos e rurais, a geração de renda e de oferta de alimentos durante todo o ano, a fim de reverter o quadro de fome e subalimentação. Será a redenção econômica de toda a região”, disse.
O Sertão vai virar mar
“Por tudo isso, a minha obsessão por este investimento estruturante que vai mudar parte do Sertão e do Agreste de Alagoas, gerando renda e emprego para muitas pessoas. É como a antiga profecia que falava do Sertão que vai virar mar. Com o Canal do Sertão, vai mesmo”, completou o presidente do Senado.
Na visita, Renan e Teotonio estiveram no ponto de fornecimento de água para encher barreiras, o abastecimento de carros-pipa, e o povoado Alto dos Coelhos, no município de Água Branca, conheceram ainda o local onde foram colocadas duas cisternas que somam 32 mil litros de água para abastecer a escola de educação infantil do povoado.
Após as visitas, eles sobrevoaram o canal, uma obra que já atende cerca de seis mil pessoas e dois mil animais na região de Delmiro Gouveia. Para Teotonio, o canal vai devolver a produção dos pequenos agricultores de forma natural. “É um processo que vai se estender ao longo dos anos. Cada vez mais vai aumentar a produção e melhorar a qualidade de vida dessas comunidades”, frisou Teotonio. O canal que terá 250 km de extensão já tem 65 km concluídos.
Durante a visita, Renan e Teotonio conversaram com os agricultores sobre a importância da água para o plantio e criação de animais, a exemplo do agricultor Manoel Bezerra, de 75 anos. Seu Manoel contou que seu gado estava reduzindo desde 1998 e gradativamente cessou a colheita de feijão, milho e palma. O agricultor mantém uma família de seis pessoas com a sua propriedade. “Hoje a água chega pelas barragens e pelas fontes de minação”, comemorou.
A obra hoje faz parte do PAC do governo federal e a primeira etapa já concluída será inaugurada oficialmente no próximo dia 11 de março em solenidade que terá a presença da presidente Dilma Rousseff.
