×

Esporte

Depois de mais de 4hs jogando, Bellucci conquista primeira vitória na Davis

Bellucci venceu com muitas dificuldades o seu adversário

O paulista Thomaz Bellucci precisou de um enorme esforço físico e mental para justificar sua condição de 27º do mundo e dar o primeiro ponto para o Brasil no duelo contra a Índia, que vale vaga no Grupo Mundial da Copa Davis de 2010.

Ele lutou por 4h28, salvou três match-points e virou dois sets decisivos na partida, anotando o placar final de 6/7 (2/7), 7/6 (9/7), 7/5, 4/6 e 10/8. Em seguida, Ricardo Mello jogará contra o número 1 local, Somdev Devvarman.

Bellucci esteve em pelo menos dois momentos extremamente delicados na partida. Depois de perder o primeiro set no desempate, ele foi levado a novo tiebreak na série seguinte e viu Bopanna, sempre com um jogo muito agressivo, abrir 5 a 2. Conseguiu reagir com devoluções espetaculares.

Depois, o brasileiro teve um pequeno domínio na partida, obtendo uma quebra no final do terceiro set, mas o esforço físico e o tênis arriscado do indiano foram minando suas forças no final da partida. Bopanna ganhou o quarto set e abriu 5/2 no quinto, vendo o brasileiro se arrastar pela quadra.

Com saque a favor, Bellucci salvou três match-points, misturando falhas e grandes saques, e viu seu grande momento ao quebrar o serviço indiano no game seguinte, com garra e apuro no fundo de quadra. A partir daí, o jogo se arrastou com os dois jogadores mantendo o serviço, até que o brasileiro aproveitou a pressão sobre o adversário, número 479 do mundo e de 30 anos, para obter a vantagem e concluir com excelentes primeiros serviços.

Nos números finais da partida, Bellucci anotou 24 aces e 14 duplas-faltas, com 57% de aproveitamento do primeiro saque e 73% desses pontos vencidos. O indiano, que não joga simples no circuito, conseguiu 27 aces, com 59% de acerto e 76% de pontos ganhos com o primeiro saque.

Os dois cometeram um número excessivo de erros diante da quadra muito veloz de Chennai, com 75 para cada lado, e se equivaleram nos winners, com 74 de Bellucci e 70 do adversário.