O ASA pensava em reabilitação contra o Criciúma, jogando na note deste sábado (16) em Arapiraca. Mas, numa partida cheia de polêmicas, com reclamações de ambos os lados e um gol legítimo do Criciúma anulado, o time alagoano terminou perdendo a primeira partida em casa para o “Tigre” por 2 a 1.
O JOGO – 1º TEMPO
A bola rolou e o ASA queria a reabilitação em casa, enquanto o Criciúma tentava arrancar um bom resultado em casa e na melhor das hipóteses, sair com a liderança do estádio Municipal em Arapiraca.
Dono da casa, o ASA começou o jogo pressionando, principalmente com as jogadas criadas por Didira, que voltava a equipe depois de se recuperar de contusão. Mas, apesar do maior volume de jogo, o ASA não encontrava a brecha necessária para finalizar.
Como castigo, a equipe alvinegra viu o Criciúma, que jogava no contra-golpe, abrir o placar com um jogador bastante conhecido do próprio ASA e do futebol de Alagoas.
GOOOOLLLL DO CRICIÚMA! Zé Carlos recebe um belo passe, avança, entra na área e bate na saída do goleiro Gilson, abrindo o placar para o “Tigre”. ASA 0 x 1 Criciúma.
Para piorar a situação, o meia Didira voltou a sentir contusão muscular e deixou o campo, sendo substituído por Danilo Cruz. O time alvinegro continuava em cima, mas não conseguia chegar ao gol. Numa das oportunidades, o próprio Danilo Cruz tentou e por muito pouco não igualou o marcador.
No último minuto da primeira etapa, começaram as polêmicas. Depois de bate-rebate, Lúcio Maranhão bateu para o gol e o defensor catarinense afastou o perigo com a mão, mas o árbitro nada marcou e o jogo seguiu com protestos dos alvinegros.
Apesar da pressão, o ASA não conseguiu empatar e foi para o intervalo perdendo parcialmente para a equipe do Criciúma.
2º – TEMPO
Veio a segunda etapa e o jogo não foi como na primeira etapa. Com a vantagem, o time do Criciúma recuou no jogo e o ASA tentava, mas esbarrava no “ferrolho” catarinense, deixando o jogo truncado e cheio de cartões amarelos.
Mas, uma história igual a primeira etapa se repetiu. Apesar do maior volume de jogo, o ASA voltou a falhar e deu brecha para a perigosa equipe rival, que ampliou o marcador em pleno estádio municipal.
GOOOOLLLL DO CRICIÚMA! Após cruzamento da direita, Nirley apareceu entre os zagueiros e tocou para o gol, sem chance para o goleiro Gilson. ASA 0 x 2 Criciúma.
A partir daí, o jogo se tornou de ataque contra defesa. O ASA pressionava com a posse de bola, mas tinha sérias dificuldades na criação de jogadas e finalizações. Com isso, a bola aérea se tornou uma opção. Numa dessas chances, Chiquinho Baiano cruzou, e Lúcio Maranhão, mesmo marcado, subiu mais que a defesa e testou, com a bola raspando o travessão rival, para desespero do camisa 9 do ASA.
Aos 30 minutos, uma jogada polêmica que poderia ter decretado a vitória do Criciúma, mas que se tornou uma polêmica que irá se prolongar e render uma punição para o trio de arbitragem.
O atacante Luca foi lançado, invadiu a área, driblou o goleiro Gilson e bateu para o gol. A bola entrou, mas a rede estava furada, o que gerou dúvida no trio de arbitragem, que anulou o gol, para revolta da comissão técnica e jogadores do Criciúma.
O jogo seguiu e quando se encaminhava para o fim, Danilo Cruz invadiu a área, foi calçado e o árbitro marcou pênalti, para revolta dos catarinenses. O técnico Paulo Comelli ex-CRB, chegou a entrar no campo mas foi contido.
GOOOOLLLL DO ASA! Na cobrança do pênalti, Lúcio Maranhão que não vem bem, bateu, o goleiro Douglas defendeu, no rebote o camisa 9 dominou e bateu no travessão, mas na sobra, Roberto Jacaré testou para as redes, diminuindo o placar.
Depois do gol, o árbitro prevendo mais confusão, encerrou a partida, sendo preciso a entrada da polícia dentro de campo. Final, ASA 1 x 2 Criciúma.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro 2012 – Série B
Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca – Arapiraca
ASA 1 x 2 Criciuma
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino(GO)
Assistentes: Marco A. Mello Moreira(GO) e Edson Antonio de Sousa(GO)
ASA: Gilson, Diego Borges, Gaúcho(Roberto Jacaré) e Audálio; Gabriel, Cal, Jorginho, Didira(Danilo Cruz), Valdívia(Elvis) e Chiquinho Baiano; Lúcio Maranhão.
Técnico: Heriberto da Cunha
Criciúma: Douglas Leite, Ezequiel, Diego Felipe(Oséia), Matheus e Nirley; Marlon, Kléber(Elias) e Fransérgio(André Gava); Zé Carlos e Luca.
Técnico: Paulo Comelli
Cartões Amarelos: Gabriel, Cal e Gaúcho(ASA) – Kléber, Fransérgio e Luca(Criciúma)
Gols: Roberto Jacaré 48min 2ºT(ASA) – Zé Carlos 20min 1ºT e Nirley 12min 2ºT(Criciúma)