×

Política

Democratas apresenta seus pré-candidatos a prefeito em Alagoas

As principais lideranças do Democratas em Alagoas estiveram reunidas, na manhã desta quarta-feira (06), para o Encontro Estadual do partido, em Maceió. Correligionários de todo o Estado lotaram o salão do centro de eventos do Hotel Jatiúca, para discutir sobre os caminhos do partido nas eleições municipais de 2012, e conheceram os pré-candidatos às prefeituras da Capital e do interior.

“Neste auditório está presente todo o estado de Alagoas. Estão aqui o pessoal da mata, do agreste, do sertão, do litoral sul e norte, o que dá bem uma dimensão do que é o par-tido. O Democratas hoje é um partido bem estruturado na quase totalidade do estado de Alagoas. Temos diretórios em 83 municípios e temos candidatos em todos, a vereador, alguns vão se compor a vice-prefeito, 19 pré-candidatos a prefeito, e o candidato a pre-feito de Maceió”, declarou o presidente estadual do Democratas, José Thomaz Nonô.

O encontro marcou o fortalecimento do Democratas em Alagoas, defendendo o progres-so social e um liberalismo moderno, voltado para a produção, o emprego e o bem-estar social. O evento contou com a presença do presidente nacional da legenda, senador José Agripino Maia, do vice-presidente e presidente da Fundação Liberdade e Cidadania Deputado José Carlos Aleluia, e do deputado e líder da câmara federal ACM Neto.

“Aqui nós trouxemos a lideranças nacionais do partido, que vieram para mostrar que o Democratas alagoano é uma realidade concreta. Esse é um momento feliz, o partido é limpo, corajoso, tem caráter, tem linha, ética, que terá discurso e só tende a crescer. A marco do Democratas em Alagoas é hoje uma marca fortíssima. Estou muito animado para esta eleição, nós vamos mostrar a sociedade alagoano que as nossas propostas são as melhores. Nós vamos construir uma página pra lá de positiva na história de Alagoas”, disse Thomaz Nonô.

O governador de Alagoas Teotonio Vilela Filho também compareceu ao evento. “Não podia deixar de vir aqui para, de viva voz, aqui diante das lideranças do Democratas do estado de Alagoas e lideranças nacional, dar a minha visão da importância do Democra-tas no contexto brasileiro”, destacou o governador, que também falou sobre a pré-candidatura do deputado Jefersson Morais, “Jeferson Morais é um deputado leal, que discute as questões, coloca as discordâncias de uma forma honesta, franca, além de um comunicador de inegáveis méritos. Dessa forma conquistou, de uma forma crescente a confiança dos maceioenses e dos alagoanos. Ele tá muito bem posicionado nas pesquisas para prefeito de Maceió”, declarou Teotonio Vilela.

O deputado estadual Jeferson Morais destacou como positivo o cenário político do De-mocratas em Alagoas. “O nosso partido vive este ano um dos melhores momentos da sua história, temos uma pré-candidatura que foi colocada deste o final do ao passado, e tende a se concretizar, e enfrentar desafios que Maceió, como toda grande capital, apre-senta. Maceió avançou muito em obras, mas nós precisamos cuidar na nossa gente, do social. Quero registrar que também temos uma situação muito boa em outros dois muni-cípios, que são municípios que tem uma densidade eleitoral considerável, que são Rio Largo e Penedo.Vamos em frente, estou preparado!”, expôs o pré-candidato a prefeito de Maceió.

Para o presidente nacional do Democratas, senador José Agripino, o partido tem grandes chances de ganhar o pleito municipal deste ano, principalmente nas capitais. “O Democratas vai sair muito maior do que ele é atualmente. Hoje não temos prefeitos nas capitais, mas vamos disputar eleição com grandes chances de ganhar em Salvador, Reci-fe, Macapá, Aracaju e em Maceió, além de cidades importantes, como Feira de Santana, Mossoró, Vila Velha. O Democratas vai crescer em número de prefeituras, e vai crescer aqui em Alagoas. Temos grandes chances de fazer o prefeito de Maceió, com o Jeferson Morais que é uma pessoa do povo, que conhece os problemas da sociedade mais humil-de, e que é um grande intérprete que o partido tem e vai colocar na convenção como candidato a prefeito de Maceió”, afirmou o senador.

O deputado federal ACM Neto, pré-candidato à prefeito de Salvador, ressaltou o de-sempenho do Democratas nas eleições no Nordeste do país. “Estou levando o nome do Democratas e compondo este conjunto de candidatos fortes que o partido apresenta em capitais do Brasil, especialmente aqui no Nordeste, eu acho que o nosso desempenho no nordeste será alvissareiro, o que cria uma perspectiva nova para 2014”, disse o líder do partido na Câmara Federal, que na ocasião elogiou o trabalho de Thomaz Nonô. “Se tem uma figura de homem público que serviu de espelho, de referência e de exemplo para os meus primeiros passos na Câmara dos Deputados, essa figura é o meu querido amigo José Thomaz Nonô; pela firmeza dos seus princípios, pela coerência que ele sempre teve com a sua historia e acima de tudo pelo respeito aos seus eleitores. Até que chegou o dia que pela vontade das urnas ele se tornou vice-governador desse estado, e pelo trabalho que vem fazendo, o Democratas tem que reconhecer o espaço que o governador Téo Vilela vem dando à atuação do nosso vice-governador, pelas contribuições que ele vem dando a este governo, tenho certeza que Zé Thomaz está credenciado para cumprir missões maiores, e quem sabe o Democratas já não pode sonhar em ter em breve o futuro governador do estado de Alagoas”, concluiu ACM Neto.

Para o pleito de Maceió, o presidente estadual do partido José Thomaz Nonô aponta as alianças como fortalecimento da campanha. “Foi um prazer receber aqui o governador Teotonio Vilela, até porque essa é a primeira lição que nós temos que fazer, os partidos tem que ter a mente aberta para fazer as suas alianças, eu não acredito que um partido seja só de um lugar. A estratégia das eleições do partido é diferente, no interior as elei-ções devem ser de um turno só, então é preciso fortalecer as alianças, ampliar, articular e compor da melhor forma possível. Em Maceió, as pesquisas e os nossos sentimentos de político apontam que nós vamos ter uma eleição de dois turnos. As pesquisas apontam que não há candidatura hegemônica, não há candidatura claramente ganhadora”, explicou Nonô.

Segundo Thomaz Nonô, a orientação do partido é que as convenções sejam feitas no dia 30. “Eu acho que o partido tá forte, o partido tem muitos filiados, o partido cresceu mui-to no interior e tem candidatos viáveis em quase vinte municípios, incluindo capital. Nós temos nomes de candidatos fortes e eu estou muito otimista. O cenário do partido é o melhor que já tivemos aqui em Alagoas. Estou orientando os diretórios para fazer as convenções no dia 30, para possibilitar o maior nível de entendimento possível”, escla-receu o presidente do Democratas em Alagoas.

Formara a mesa de honra do encontro, o presidente da juventude do Democratas em Alagoas, David Maia; o vereador Pastor João Luiz; o prefeito de Penedo, Israel Salda-nha; o tesoureiro nacional da juventude Democratas, Hugo Neto; a presidente do Mulher Democrata, Mana Soriano; o deputado estadual João Henrique Caldas; o vereador Oscar de Melo; e o presidente da Câmara dos Vereadores de Maceió, Galba Novaes. Também estiveram presentes no evento o vice-presidente nacional da juventude Democratas, Eduardo Luiz Marinho; os conselheiros da juventude de Pernambuco e Alagoas, Felipe Dornellas e Janaína Braga; os secretários estaduais Alberto Sexta-feira, Rogério Teófilo e Regis Cavalcante.


DEMOCRATAS
PRÉ-CANDIDATOS

1. BARRA DE SÃO MIGUEL – MANA
2. BATALHA – CHICO DOUCA
3. JAPARATINGA – PEDRO LEONARDO NUNES
4. JEQUIÁ DA PRAIA – ANDRÉ PALMEIRA
5. JUNQUEIRO – FERNANDO PEREIRA
6. MACEIÓ – JEFERSON MORAIS
7. MATRIZ DE CAMARAGIBE – NELSON LAURINDO
8. PALMEIRA DOS INDIOS – FERNANDO DUARTE
9. PAULO JACINTO – NERINHO
10. PENEDO – ISRAEL SALDANHA
11. PORTO CALVO – JUSCELINO ALVES CORDEIRO
12. QUEBRANGULO – ARTUR LIMA
13. RIO LARGO – MARCOS VIEIRA
14. SANTANA DO IPANEMA – AFONSO GAIA
15. SATUBA – EDMUNDO FERRO VELHO
16. TRAIPU – MARIA DA CONCEIÇÃO
17 VIÇOSA – PETRÚCIO (PEU)
18. SANTA LUZIA DO NORTE – ANTONIO EDUARDO LIMA
19. CANAPI – TONHO PREFEITINHO