Foi realizada nesta quarta-feira, 22, na sede da Associação Comunitária do Assentamento Maria Cristina I, município de Delmiro Gouveia, apresentação do Plano de Desenvolvimento Hidroagrícola das Comunidades Difusas da Área de Influência do Canal do Sertão Alagoano, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
O município de Delmiro Gouveia é o primeiro a receber um Projeto Hidroagrícola voltado a Assentamentos Rurais, desenvolvido pela Companhia. Serão atendidas 42 Comunidades Rurais – entre Assentamentos, Distritos e Povoados. Inicialmente, 70 famílias das Agrovilas Maria Cristina e 20 famílias do Moxotó das Areias serão contempladas com o projeto de aproveitamento de água do Canal do Sertão para abastecimento humano e projetos hidroagrícolas.
Estiveram presentes representações no Ministério Público, Governo do Estado de Alagoas, Governo Municipal de Delmiro Gouveia, Incra, Codevasf, Cohidro e MST.
Plano de Desenvolvimento Hidroagrícola
O Plano de Desenvolvimento Hidroagrícola começou a ser elaborado a partir de estudos e diagnósticos realizados desde setembro de 2012 por técnicos da Codevasf que atuam no Programa Água para Todos.
O diagnóstico identificou no primeiro trecho do Canal do Sertão – que tem 65 km de extensão e abrange os municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca e Pariconha -, 97 comunidades difusas, das quais 18 são assentamentos da reforma agrária e 79 são povoados, reunindo 8.330 famílias.