Os cursos de Engenharias do Campus Sertão em Delmiro Gouveia realizam nesta quinta-feira, 24, a partir das 17h, uma palestra com o professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Cristiano Araújo.
O evento, que será transmitido na página do Projeto Sururu Talks, tratará, entre outros assuntos, do contexto tecnológico no qual estamos inseridos na região Nordeste do Brasil, além de ações e projetos voltados para Inovação Tecnológica e, consequentemente, Negócios Inovadores. A iniciativa visa auxiliar na divulgação da disciplina Projetos de Negócios, ofertada em no semestre letivo de 2021.2 na grade do Bacharelado em Engenharia de Produção do Campus do Sertão.
A ideia é criar um curso ou disciplina nos mesmos moldes do Projetão, uma metodologia de projeto com ênfase em inovação, desenvolvida e aperfeiçoada desde 2002 na UFPE, e que tem como um dos fundadores o professor Araújo. Na Ufal, o projeto é liderado pelos professores Francisco Rosário, Robério Santos, Victor Carvalho, Wesley Vieira, Larissa Hora e Francirley Paz.
O professor Robério Santos explica que a palestra deve preparar e motivar o público: “Esperamos que a ação de extensão que estamos desenvolvendo junto ao ELI (Ecossistema Local de Inovação/Sertão) motive os participantes com relação à prospecção e preparação de empreendedores em projetos de negócios inovadores”.
O Campus do Sertão é parceiro do Sebrae/AL no projeto do Ecossistema Local, junto com outras ICTs do médio e alto sertão, além de uma rede de mais de 90 participantes já há dois anos. Atualmente, as Empresas Juniores, o movimento Enactus e um grupo de professores que lidam com questões de inovação tanto no ensino, quanto na extensão, a exemplo dos professores Victor Heuer, Francirley Paz, Salvatore Verdi, além da aluna Larissa Ane Hora, egressa do curso de Engenharia de Produção, todos de Delmiro Gouveia, têm participado ativamente de planejamento e ações de ambientes de inovação no ELI/Sertão.
Além desses, outros professores de outras unidades da Ufal, como o professor Francisco Rosário, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Ufal, tem trabalhado com a equipe no desenvolvimento de ações de inovação voltadas para as características econômicas da região diante do seu potencial de empreender e inovar: a chamada inovação frugal. “Ou seja, adequar e escalar a capacidade de inovação, mediante os recursos e capacidades existentes nos empreendimentos com potencial inovador”, pontua o professor Robério.
Segundo o professor Francisco Rosário, que atuou como professor residente da disciplina Projetão da UFPE, o projeto é multidisciplinar, envolvendo professores e estudantes de Medicina, Psicologia, Informática, Economia, Administração, entre outros. “Trabalhamos um ano para que eu entendesse a lógica da disciplina e agora pudéssemos implantá-la na Ufal. Realizamos algumas oficinas e estamos começando a trabalhar com um grupo de pesquisa e extensão no Campus Sertão com a metodologia de desenvolvimento descoberta do cliente, baseado no conceito de startup enxuta”, explica.