×

Alagoas

Delmiro Gouveia também vai sediar a 11ª edição da Campanha Eu Viro Carranca para defender o Velho Chico

O município de Delmiro Gouveia, situado no Sertão de Alagoas é banhado pelo rio São Francisco (Foto: CBHSF)

O município de Delmiro Gouveia, situado no Sertão de Alagoas, banhado pelo rio São Francisco, que possui os famosos cânions já visitados por milhares de pessoas foi o escolhido este ano para sediar a 11ª edição da campanha “Eu Viro Carranca para defender o Velho Chico”, que será comemorada no dia 03 de junho.


Distante da capital alagoana cerca de 300 km, Delmiro Gouveia tem 86 anos de fundação, mais de 50 mil habitantes e é a cidade sertaneja mais populosa, mais influente da região e a única dos 102 municípios do Estado que faz divisa com a Bahia. É privilegiada, pois é banhada pelo rio São Francisco, um dos mais importantes do Brasil, que ajuda no sustento de ribeirinhos, quilombolas, indígenas e agricultores.

Conheça a história

A cidade recebeu esse nome em homenagem ao industrial cearense, Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, grande responsável pela implantação de diversos empreendimentos com vendas de couro de bovinos e peles de caprinos na região à época. Mas, antes disso o município chamava-se Pedra, primeiro nome dado ao povoado quando foi desmembrado da cidade de Água Branca, em 1938. O povoado se constituiu a partir de uma estação da Estrada de Ferro da então Great-Western, que hoje é um museu. A denominação Pedra veio de grandes rochas que existiam junto da estação.

Em 1914, foi instalada uma fábrica de linha – a Companhia Agro Fabril Mercantil, atraindo para a região muitos moradores e trazendo desenvolvimento. Já em 1921, Delmiro Gouveia conseguiu dotar o lugar de energia elétrica e água canalizada, vindos da cachoeira de Paulo Afonso. A vila operária recebeu o nome de Pedra, a ‘Pedra de Delmiro’.

A história registra como fato importante a visita do Imperador D. Pedro II à cachoeira, datada de 20 de outubro de 1859 e assinalada por um marco de pedra, erguido no local. Em 1938, foi criado o distrito com o nome de Pedra. Em 1945, a vila foi rebatizada e passou a se chamar Delmiro Gouveia.

Turismo e lazer

Dentre os pontos turísticos da cidade sertaneja estão o Museu Regional de Delmiro, o Complexo do Angiquinho, que proporciona um passeio histórico, cultural, paisagístico e arquitetônico, e o restaurante ecológico Castanho, que é, na verdade, um complexo turístico localizado na maior reserva particular de Caatinga de Alagoas. A reserva do Castanho é recortada por vários cânions com cenários extraordinários que abrigam desde piscinas naturais a grutas com inscrições rupestres milenares.

A visita aos cânions do Velho Chico que ficam dentro da reserva Castanho é um dos passeios mais interessantes de se fazer e também é um espetáculo a parte. Nas águas do rio, os turistas têm acesso a catamarãs e jet skis, além de encontrar redes e muita tranquilidade em suas margens.

 

Fonte: CBHSF

"; n.innerHTML = "window._taboola = window._taboola || [];_taboola.push({mode:'alternating-thumbnails-a', container:'taboola-below-article-thumbnails', placement:'Below Article Thumbnails', target_type: 'mix'});"; insertAfter(t, e); insertAfter(n, t) } injectWidgetByMarker('tbmarker');