×

Maceió

Delivery de livros da Biblioteca alcança a marca das 200 entregas em um ano

Iniciativa estimula a leitura entre membros do Judiciário

Mais de 200 obras foram emprestadas por meio do sistema de delivery de livros da Biblioteca Geral do Judiciário, lançado em novembro de 2021. O serviço, que faz parte do projeto Justiça que Lê, está disponível para todas as unidades do Judiciário na capital e tem como objetivo facilitar o acesso ao acervo da Biblioteca, incentivando a leitura e construindo uma comunidade de leitores no Judiciário alagoano.

“Por meio do delivery conseguimos quebrar a barreira da distância e ainda temos o fato de o servidor ou magistrado receber e manusear as obras em seu setor de trabalho, gerando compartilhamento de impressões sobre o livro, diálogo sobre o serviço, o que amplia o nosso público espontaneamente”, destaca Mirian Alves, diretora da Biblioteca Geral do Judiciário.

Durante esse ano de serviço de delivery de livros, as obras literárias que mais foram emprestadas foram ‘Torto arado’, de Itamar Vieira Junior; ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira; ‘1984’, de George Orwell; ‘A insustentável leveza do ser’, de Milan Kundera e ‘Admirável mundo novo’, de Aldous Huxley.

Desses títulos, boa parte já foi lida também pelo Clube do Livro Direito e Literatura, cujos membros atuam como multiplicadores da experiências de leitura com outros colegas do Judiciário.

“Com essa e outras ações de aproximação, conseguimos avançar em um momento em que boa parte das bibliotecas vivem dificuldades para se reconectarem com os seus usuários, que ficaram afastados dos espaços públicos durante a pandemia de Covid-19”, analisa Mirian.

Usuários

A servidora Raquel Ventura, da Diretoria Adjunta de Gestão de Pessoas (DAGP), foi uma das pessoas que leu ‘Tudo é rio’ graças ao sistema de delivery de livros. Para Raquel, o serviço a ajuda a manter seus hábitos de leitura mais frequentes.

“Com a correria em que vivemos, contar com o delivery facilita muito a entrega e devolução dos livros. Tive a oportunidade de conhecer outros escritores e diversificar o conteúdo que leio. Recomendo muito o serviço, pois a gente tem a praticidade de aprofundar nosso gosto pela leitura”, afirma a analista judiciária.

A entrega dos livros também tem ajudado Fernando Kanigoski, estagiário da Diretoria Adjunta de Assuntos Judiciários (DAAJUC) a manter uma boa rotina de leitura. A cada mês, ele costuma solicitar o serviço uma vez.

“Achei uma ideia genial, que tornou muito mais prático o ato de pegar livros emprestados. Também fiquei muito feliz ao ver que há um acervo bem diverso para consulta no site. Para mim, percorrer esse acervo e saber que posso utilizar o delivery foi um estímulo a mais para ler novas obras”, conta o estagiário.

Como solicitar

O acervo de obras literárias e jurídicas da Biblioteca Geral do Judiciário pode ser consultado tanto por meio do catálogo online, quanto de maneira presencial, na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal).

O delivery de livros está disponível a todos os que possuem vínculo com o Poder Judiciário de Alagoas: magistrados, servidores, estagiários e terceirizados. As solicitações devem ser feitas à Biblioteca por meio do Intrajus (para a diretora Mirian Ferreira Alves), ou pelo e-mail bibliotecageralesmal@gmail.com, com até um dia de antecedência.

Para realizar o empréstimo, é necessário efetuar um cadastro, que deve ser feito apresentando um documento oficial com foto, além de informações pessoais e de contato. O prazo de entrega é de 15 dias, podendo ser renovado duas vezes, desde que o livro não esteja reservado por outro usuário.