×

Penedo

Delegado Leonam fala sobre maus-tratos a animais de Penedo: “precisamos agir com veemência”.

Delegado Leonam Pinheiro na Rádio Penedo FM

O titular da Delegacia de Roubos e Crimes Ambientais da Polícia Civil de Alagoas, delegado Leonam Pinheiro, chegou em Penedo nesta sexta-feira, 02 de julho, para auxiliar a equipe do delegado Fernando Lustosa nas investigações para tentar elucidar o caso da morte de uma jumenta que entrou em óbito após ser esfaqueada no último final de semana.

Na oportunidade, o delegado visitou os estúdios da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), para conceder entrevista ao Programa Vida Real. No bate-papo com o radialista Christian Lobo, Leonam iniciou agradecendo a oportunidade de poder dar continuidade ao trabalho que vem realizando à frente da delegacia de crimes ambientais.

“Nosso trabalho à frente da Delegacia de Crimes Ambientais se divide em duas vertentes, punitivo e preventivo. Punitivo porque nós visamos a captura daqueles indivíduos que praticam maus-tratos contra animais no estado de Alagoas. Além disso, pelo lado humano que temos, procuramos também realizar um trabalho preventivo e educativo de forma que possamos evitar situações em que ocorram o crime de maus-tratos e consequentemente proporcionar bem-estar aos animais”, declarou Pinheiro.

O delegado falou também sobre o polêmico projeto de lei de iniciativa popular que regulamenta o uso de tração animal de forma comercial, elaborado após o mesmo criar um abaixo-assinado e divulgar em suas redes sociais, defendendo a medida. O assunto foi tema de discussão na Assembleia Legislativa de Alagoas, onde o deputado Francisco Tenório (MDB) acusou Leonam Pinheiro de fazer apreensões abusivas e de ‘querer mídia’.

“Acredito que quem quis mídia foi o próprio deputado, haja vista que está correndo o risco de não se reeleger. Então ele procurou de alguma foram buscar as pessoas que, assim como eu, estão à frente da causa animal. Se o delegado Leonam já tem credibilidade em seu discurso isso é fruto de um trabalho árduo e incansável que vem de domingo a domingo, manhã, tarde e noite, realizando esse trabalho que graças a Deus a sociedade alagoana vem reconhecendo”, complementou.

Ainda sobre esse assunto, o delegado ressaltou que o projeto atende tanto os animais quanto os carroceiros e tem o objetivo de adotar políticas preventivas de segurança pública, ao invés de buscar a repressão e a punição pura e simples.

“A ideia, que já deu certo em outros municípios, partiu de uma reflexão do Delegado titular da Delegacia de Crimes Ambientais, que se viu diante de um grande dilema: prender todos os carroceiros que praticam maus-tratos (algo, infelizmente bastante comum) ou buscar, através de uma solução preventiva e educativa, cuidar dos animais pensando também nos carroceiros”, acrescentou Leonam Pinheiro, enfatizando que o projeto já foi protocolado na Câmara de Vereadores de Maceió e deve ser debatido em audiência pública nos próximos dias.

Leonam lembrou também que sua luta pelos carroceiros já tem algum tempo e que essa parte da abolição da tração equina é a segunda parte do projeto. “A minha primeira preocupação foi com o pai de família que, infelizmente, só tem essa alternativa para levar sustento para sua casa”, afirmou.

“Em 2019, protocolamos junto à Assembleia Legislativa do estado de Alagoas, uma indicação, onde se pleiteou alternativas para os carroceiros através de “cavalos de lata” (tração pelo próprio condutor) ou tração motorizada, a ser custeada pelo Executivo municipal através de uma Linha de crédito e uma bolsa de ¼ do salário mínimo, viabilizada aos carroceiros cadastrados, num lapso temporal de 3 anos para transição gradativa. Os carroceiros que chegaram a dialogar comigo ficaram bastante entusiasmados com essa possibilidade”, complementou.

Sobre os casos de maus-tratos contra animais ocorridos recentemente em Penedo, o delegado declarou que se sente revoltado com o que tem acontecido na cidade ribeirinha e que tem trabalhado junto ao delegado Fernando Lustosa no sentido de identificar os responsáveis para que eles possam ser punidos.

“Estou ciente e acompanhando todos esses casos de maus-tratos que tem ocorrido na cidade e isso nos deixa triste e revoltados. Nós precisamos agir com veemência para que casos como esse não venham a acontecer”, comentou, reafirmando a importância de se fazer um trabalho educativo.

O delegado, que é filho de penedenses e viveu boa parte de sua infância em Penedo, falou também sobre outros assuntos durante a entrevista. Clique no player e confira o áudio na integra!

A partir das 15 horas deste sábado, 03 de julho, o delegado ministrará uma palestra nas dependências do Hotel São Francisco. Com o tema “Alagoas contra os maus-tratos”, o delegado abordará diversos aspectos, como a necessidade do endurecimento da lei para tentar reduzir os índices de casos de violência contra os animais, diante de uma punição exemplar.