Skip to content

Delegado de Penedo alerta para golpe do “falso vendedor” em aplicativos de vendas

  • Home
  • Policial
  • Delegado de Penedo alerta para golpe do “falso vendedor” em aplicativos de vendas

Blog

Delegado de Penedo alerta para golpe do “falso vendedor” em aplicativos de vendas

Nesta quarta-feira, 27 de dezembro, o delegado Rômulo Andrade, titular da Delegacia Regional de Penedo, publicou um vídeo com o objetivo de alertar os penedense aos golpes que estão acontecendo com frequência na região ribeirinha.

De acordo com o delegado, a ação criminosa é a do “falso vendedor” por meio de aplicativo, como o OLX. O golpista entra em contato com o vendedor e diz que está interessado no item (geralmente veículo seminovo).

Nessa proposta, os golpistas costumam citar terceiros, geralmente parentes, funcionários ou até amigos. O fraudador finaliza pedindo sigilo sobre a transação e sobre o valor combinado.

O passo seguinte de golpe pela internet é a clonagem do anúncio, onde o fraudador cria um anúncio com as mesmas fotos e dados do veículo escolhido e o oferta por um valor abaixo da média do mercado.

Com um carro em condições desejáveis e valor baixo, é encontrada facilmente a segunda vítima, que é o comprador interessado no anúncio clonado. A partir daí acontece uma intermediação entre vendedor verdadeiro e o “falso vendedor”.

“Vários casos como esse tem nos deixado em alerta. Pedimos que toda negociação seja feita presencialmente. Não transfiram, nem depositem nenhum valor para a pessoa interessada sem confirmação de venda, principalmente se existir pressa da outra parte. Isso porque golpe envolve pressa para que o estelionato seja consumado antes de ser descoberto. Desconfiem sempre”, disse o delegado.

Caso desconfiei de ação como essa, corte contato e denuncie a publicação na plataforma em que estiver o anúncio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também