×

Penedo

Delegacia de Penedo volta a ficar superlotada e risco de fuga aumenta

Delegacia de Penedo volta a ficar superlotada e risco de fuga aumenta

A Delegacia Regional de Penedo, conhecida nacionalmente como a campeã em fugas, mais uma vez encontra-se superlotada. Com sete celas espalhadas pelo imóvel, sendo uma delas exclusiva para mulheres, 55 presos se espremem, alguns deles a espera do julgamento e outros já cumprindo penas por práticas delituosas que contribuíram para colocar Alagoas no topo do ranking dos estados mais violentos do país.

De acordo com o Chefe de Operações da Polícia Civil de Penedo, o policial Carlos Welber, a capacidade da unidade prisional que foi recentemente reformada é de apenas 28 presos, no entanto, a necessidade de afastar alguns cidadãos da vida em sociedade fez com que esse número fosse deixado de lado e a delegacia fosse ocupada por quase o dobro do número de pessoas que comporta.

“Atualmente as visitas na delegacia estão sendo feitas apenas nos dias de quarta-feira, das 14 às 16 horas. Não podemos estender para outros dias por conta da superlotação e do pouco efetivo na cidade”, acrescentou o policial que no início do ano foi condecorado pelas ações que vem desenvolvendo em Penedo no combate as drogas e a criminalidade.

O trabalho desenvolvido pelo policial e por toda a equipe do Delegado Rubem Natário tem surtido efeito e devolvido a Penedo o título de pacata cidade. Há 89 dias não são registrados homicídios dolosos, aqueles onde o agente tem a intenção de matar, no município ribeirinho, números que colocam a cidade na contramão do estado.

O último homicídio registrado em Penedo foi o do jovem Moisés Santos, mais conhecido pelo apelido de Tripa. O crime aconteceu na noite do dia 26 de abril na rua Camartelo do Meio, no centro da cidade. A vítima residia no bairro Nossa Senhora de Fátima, popular Coréia, e já havia sido preso acusado por tentativa de furto, furto e posse de arma de fogo. Moisés foi Atingido por disparos de arma de fogo na região do tórax, vindo a falecer antes mesmo de ser socorrido.

Para o Dr. Sitael Jones, representante do Ministério Público de Alagoas em Penedo, a equipe do delegado Rubem Natário está de parabéns pelo trabalho desenvolvido na cidade que há pouco tempo chegou a ser apontada como uma das mais violentas do estado.

“Que bom que alcançamos essa marca. Tenho certeza que o que fez com que chegássemos a esses 89 dias sem homicídios dolosos foi certeza da punição e o trabalho preventivo que tem sido desenvolvido por esta equipe. Tanto o delegado, quanto os policiais civis e também militares estão de parabéns pela forma com a qual vem combatendo a violência em nossa cidade”, acrescentou o promotor de justiça.

O Ministério Público de Estado de Alagoas deve tomar providências nos próximos dias quanto à questão da superlotação na Delegacia Regional de Penedo.