Iniciaram na manhã desta terça-feira, 30 de maio, os procedimentos padrões de transferência de toda logística da Delegacia Regional de Penedo para um prédio alugado situado vizinho ao “O Portal”, na parte alta do município ribeirinho, local onde as atividades cartoriais da unidade serão executadas, temporariamente.
O delegado regional, Fernando Lustosa, foi entrevistado pelo Programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) e explicou como será desenvolvido o trabalho da Polícia Civil daqui para frente no combate à criminalidade na cidade e região.
“Já era para estarmos com toda nossa estrutura funcionando nesse novo endereço, mas devido a alguns contratempos tivemos que esperar mais um pouco. Agora, começamos a fazer nossa mudança para que já na próxima semana possamos dar início a uma nova fase para a Polícia Civil aqui na região”, explicou Lustosa.
De acordo com o delegado, assim que a mudança for concluída, o prédio onde era a sede da delegacia de Penedo será submetido a um amplo processo de reforma para se tornar Casa de Custódia.
“O prédio da delegacia atual vai se transformar em Casa de Custódia, que, nada mais é que um mini presídio. A diferença é que a responsabilidade pela guarda dos presos não será mais dos policiais civis e sim de agentes penitenciários contratados pelo Estado para atuarem no sistema prisional alagoano”, complemento o delegado.
A previsão é de que mais de R$ 400 mil sejam investidos na recuperação do prédio, obra que deve durar aproximadamente 8 meses.
Ainda de acordo com Lustosa, como na nova estrutura da delegacia de Penedo não haverá xadrez, as pessoas que forem presas na região serão encaminhadas para presídios de Arapiraca. “Quando a Casa de Custódia ficar pronta e equipada, os presos temporários voltarão a ser alocados em Penedo, mas até lá eles serão enviados para outros presídios. Caso as prisões em flagrante ocorram nos finais de semana, quando equipes plantonistas assumem o comando da regional, os presos devem ficar detidos na delegacia de Igreja Nova e depois, quando a equipe titular voltar a assumir a delegacia de Penedo, o que acontece sempre às terças-feiras, será providenciada a transferência imediata deles para Arapiraca”, complementou o delegado.
Na nova estrutura da Delegacia Regional de Penedo, a Polícia Civil vai se dedicar exclusivamente a execução de procedimentos criminais e atividades cartoriais, enquanto que agentes penitenciários serão os encarregados pela guarda dos presos.
