×

Penedo

Delegacia de Penedo combate uso de drogas com palestras

Palestra do Projeto Escolas Sem Drogas, Escola Feliz

A delegacia regional de Penedo tem se destacado pelo trabalho de repressão à criminalidade nos municípios de sua área de atuação, em especial na cidade onde está situada. As investigações apontam, em sua maioria, para a relação que há entre o tráfico e o consumo de drogas e os homicídios. Com objetivo de evitar o aumento das estatísticas, a informação é a mais nova arma da equipe coordenada pelo delegado Rubem Natário.

O público alvo da iniciativa são alunos do Ensino Fundamental e do Médio, projeto de autoria do policial civil Sílvio Daniel Florentino Pereira, 35 anos, agente formado em Direito. Ele tem feito palestras em escolas da rede pública de Penedo, trabalho que conta com apoio dos demais agentes da delegacia regional, proposta que nasceu da preocupação da equipe com o crescimento do consumo de drogas, principalmente do crack, entre adolescentes.

Na tarde desta quinta-feira, 31, a reportagem do aquiacontece.com.br acompanhou duas palestras no CAIC Professora Ruth Mendonça. De forma direta e concisa, sem tomar muito tempo das aulas, os alunos são alertados para os perigos gerados pelo consumo de entorpecentes. Crimes ocorridos na cidade e região são citados, todos relacionados ao tráfico, para que os estudantes percebam a gravidade da situação e aprendam a dizer não ao assédio dos traficantes.

Fernando Vinícius - aquiacontece.com.brAlerta sem arrodeio

O alerta feito sem arrodeios, com linguagem acessível ao público alvo, também é entremeado por relatos de situações vividas por policiais. Antes de encerrar a palestra, o agente pede que os alunos sejam multiplicadores das informações e encerra informando os telefones de contato da delegacia (3551-3700) e da Polícia Militar (190). “A participação da sociedade com denúncias é fundamental para o nosso trabalho”, destacou o delegado Rubem Natário.

“Se apenas uma pessoa entender a nossa mensagem, com certeza estamos evitando que ela passe a consumir drogas e, por conta disso, venha a cometer furtos, assaltos, homicídios, latrocínios. Tudo isso está relacionado à droga e o trabalho policial não é só de repressão, mas educativo também”, explicou o agente que começou o projeto “Escolas Sem Drogas, Escola Feliz” nesta quarta-feira, 30, na Escola Municipal José da Costa Mangabeira, campanha que será estendida aos colégios da rede particular.

Problemas no CAIC

A visita ao CAIC foi bem recebida pela direção da unidade de ensino que enfrenta problemas dentro de suas próprias instalações. A diretora Cédila Denize Calazans Batista lembrou o caso de um aluno que se recusava a tirar o boné durante uma solenidade porque escondia uma substância ilícita sob o boné. Além disso, o consumo de drogas no entorno da escola existe, delito agravado por atos de vandalismo como depredação do patrimônio (pedras lançadas no telhado do ginásio, por exemplo).

Também já houve caso de jovem tentar invadir a escola, aparentemente sob efeito de drogas. Por conta da insegurança, grades foram colocadas para restringir o acesso, proteção que separou a quadra de esportes do restante do complexo educacional. As escolas que quiserem receber a visita do projeto devem manter contato com a delegacia regional de Penedo ou com o chefe de operações Carlos Welber (9157-6505).