×

Penedo

Delegacia com mais fugas em Alagoas será reformada

Com um histórico negro de 101 fugitivos em dois anos a Delegacia Regional de Polícia Civil de Penedo, está próxima de ter sua merecida reforma concretizada. Recentemente a delegacia foi matéria do maior portal da internet brasileira, que denunciou a precariedade da unidade prisional, que já registrou a primeira fuga de 2010 no último dia 05 de janeiro. Entre os fugitivos da primeira registrada este ano, estava o homicida Daniel Monteiro Cavalcante, que matou um comerciante e feriu a ex-mulher no mês de dezembro de 2009.

A reforma da Delegacia Regional de Penedo será iniciada na próxima segunda-feira (18), numa parceria entre a Polícia Civil de Alagoas e a prefeitura municipal, visando principalmente reforçar o seu sistema de segurança, e melhorar o atendimento à população e as condições de trabalho dos policiais civis.

O delegado regional José Lindberg disse que espera, com a reforma, evitar fugas de presos do local. Na quarta-feira (13), ele esteve reunido com o secretário municipal de Serviços Públicos, Mário Jorge Athaíde, e o gerente do Núcleo de Serviços Gerais da PC, Manoel Messias, para ultimar os detalhes das obras.

Já está definido que todo piso será reforçado com concreto e ferragem para evitar escavações. As grades das celas também serão reforçadas, além de serem instalados circuito de monitoramento interno, por meio de câmeras, e cerca elétrica nos muros que vão ser aumentados. As áreas de atendimento ao público, cartórios e alojamentos também receberão melhorias.

A reforma inclui ainda a implantação de áreas de estacionamento e de depósito de veículos apreendidos. Todos os serviços serão supervisionados pela Coordenadoria Setorial de Gestão Administrativa e das Finanças (CSGAF), comandada pela delegada Fabiana Leão, que vem dando todo o apoio à reformas de delegacias, em todo o Estado, seguindo orientação do delegado-geral Marcílio Barenco.

O delegado Lindberg admite que a estrutura física da delegacia regional apresenta deficiências o que possibilitava as fugas. Com a reforma, este problema será sanado. Segundo ele, a superlotação da carceragem é outra questão que precisa ser enfrentada. “Já chegamos a ter 70 presos na delegacia, quando a capacidade ideal das celas seria em torno de 30”, informou.

Em recente visita a cidade de Penedo, o governador Teotonio Vilela Filho disse que a reforma da delegacia regional é uma prioridade. “Estamos fazendo todo um trabalho que proporcione um enfrentamento à violência sem trégua”, acrescentou.