O secretário de Defesa Social, Dário Cesar, e o diretor do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto, se reuniram, na tarde desta segunda-feira (5), para traçar novas estratégias de combate aos crimes ambientais em Alagoas.
Segundo Dário César, apesar do foco do trabalho policial em Alagoas está voltado hoje para o combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), existe uma preocupação constante das polícias alagoanas com o meio ambiente.
“Afinal, é fundamental que tenhamos um ambiente ecologicamente equilibrado para existência do próprio ser humano. Por isso, reconhecemos a importância do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) dentro da estrutura da Segurança Pública estadual e logo que houver a contratação de 1 mil homens através do concurso que está em andamento para a Polícia Militar teremos um reforço no efetivo do BPA”, garantiu Dário Cesar.
O diretor do IMA, Adriano Augusto, destacou a importância da parceria com os órgãos da Defesa Social para o combate aos crimes contra o meio ambiente. “Temos feito vários trabalhos junto com o BPA e conseguido evitar desmatamentos, a pesca predatória e a recuperação de animais da fauna silvestre, mas estamos aqui justamente para verificar formas de intensificar ainda mais essa parceria”, disse.
Também participaram do encontro, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dimas Barros, e o tenente-coronel José Batista Oliveira, comandante do BPA, que destacou a realização de convênios com outros órgãos estatais para ajuda na proteção ao meio ambiente.
“Firmamos uma parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos para proteção da APA de Penedo e estamos em tratativas finais para firmar um convênio com a Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) para a proteção da APA do Catolé”, destacou o tenente-coronel Oliveira.
