×

Alagoas

Defesa Social e Gestão Pública negociam com agentes penitenciários

Os secretários de Estado da Defesa Social, Washington Luiz, e da Gestão Pública, Alexandre Lages, juntamente com a direção do Sistema Penitenciário, se reuniram na manhã desta sexta-feira (14), com a direção do Sindicato dos Agentes Penitenciários, com o objetivo de discutir a questão salarial da classe. O encontro, ocorrido na SDS, marcou a retomada do canal de negociação com as diversas categorias de servidores públicos que reivindicam aumento de salários.

Na reunião, Alexandre Lages informou que o governador Teotonio Vilela Filho solicitou com urgência à Segesp um levantamento de todas as categorias que não tiveram reajuste salarial nos últimos quatro anos. Segundo o secretário, os agentes penitenciários estão nessa condição, sendo a primeira categoria a discutir reajuste salarial com o governo..

Na próxima segunda-feira (17), a equipe econômica irá se reunir com o governador para tratar do quadro salarial de todas as categorias do serviço público. “Os agentes penitenciários não ficarão sem resposta em relação à questão salarial”, garantiu.

Ao ressaltar a retomada do canal de negociação com os agentes penitenciários, o secretário Washington Luiz ressaltou a importância da categoria no sistema de segurança pública e pediu que os servidores aguardassem uma proposta salarial antes de iniciar uma paralisação. “É importante que os agentes esperem até a próxima semana por uma resposta do Governo, que já manifestou o interesse em discutir um reajuste com o sindicato”, afirmou.

“Estamos vivendo um momento novo de Governo, onde podemos conquistar algo mais para a categoria”, comentou o intendente-geral do Sistema Penitenciário, tenente-coronel Carlos Luna, acrescentando que os gestores da área de segurança estão empenhados em resolver o problema salarial da categoria. “Por isso, peço aos agentes penitenciários que aguardem uma posição do Governo em relação à reivindicação salarial”, afirmou.

Além de reposição salarial de 108%, os agentes reivindicam a implantação do Plano de Cargos e Salários e a realização de um novo concurso público. Mesmo com a deflagração da greve por parte dos agentes penitenciários a partir deste sábado (15), uma nova reunião foi agendada para próxima quarta-feira (19), às 17h, na sede da Secretaria de Estado da Defesa Social, para mais uma rodada de negociação.