×

Alagoas

Defesa Social conta com gerência especializada na redução de crimes

Os responsáveis pelos órgãos vinculados à Secretaria da Defesa Social (Seds) tiveram o primeiro contato com técnicos da empresa que vai gerenciar ações baseadas em indicadores e trabalhar para diminuir consideravelmente o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). A reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira, 04, e contou com a presença de comandantes, diretores e delegados da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

O Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG), especialista em gerir empresas públicas e privadas, tem atuação em 25 países e atua em Alagoas há seis anos trabalhando com cinco secretarias estaduais. Sua nova função em Alagoas é ajudar a Defesa Social a identificar os indicadores de violência de forma mais técnica, buscar suas causas, estabelecer metas de atuação policial e de resultados.


As ações irão alimentar de forma positiva os resultados do Programa Brasil Mais Seguro. “Toda vez que uma meta não é atingida, precisamos saber suas causas. Nosso objetivo maior é a diminuição do CVLI”, explicou a consultora de Projetos do INDG, Mayra Salomão. O método de trabalho do Instituto consiste no planejamento, identificação do problema, análise do problema, análise do processo e proposta de um plano de ação para diminuir a até zerar o problema-foco.


Além do CVLI, o INDG irá trabalhar com indicadores de roubos de veículos, e roubos de ruas. A partir da consolidação e divulgação de dados, um fluxo de rotina será estabelecido. O período de atuação do Instituto com a Defesa Social será de um ano. Oito meses serão para acompanhar os resultados.


“Fomos buscar exemplos de sucesso em outros Estados e agora iremos trabalhar focados em uma gestão por resultados”, disse o secretário da Defesa Social, Dário Cesar
Para o diretor de Planejamento Estratégico da Seds, coronel Marcus Vinícius Ferreira, é preciso investir, criar bancos de dados e integrar informações. “Estou empolgado porque vamos trabalhar com uma instituição com um Know-how enorme. O resultado é impressionante. É uma sensibilidade do Governo que quer ajudar a segurança pública”, comentou.


Os consultores, a partir de agora, terão reuniões individuais com os comandos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil. A equipe irá saber quais os indicadores operacionais de cada órgão e mostrarão exemplos que deram certo e o que possivelmente não dá resultados positivos. Planos de ação serão elaborados para cumprimentos de metas.