×

Alagoas

Defesa Social apresenta novo modelo de policiamento

Inicialmente, o projeto irá contemplar seis áreas da parte baixa e alta da capital

A Secretaria da Defesa Social(Seds) irá combater a incidência de roubos e assaltos na capital com um novo modelo de policiamento adotado pela Polícia Militar. O lançamento do Ronda Cidadã ocorrerá no próximo dia 15. O projeto foi apresentado esta semana pelo secretário Dário Cesar a empresários do ramo de bares, restaurantes e hotéis. O grupo elogiou mais uma iniciativa para reduzir a criminalidade.

Inicialmente, o Ronda Cidadã irá contemplar três áreas da parte baixa e mais três da parte alta da cidade, incluindo os bairros de Ponta Verde, Jatiúca, Mangabeiras, Gruta, Pitanguinha e do Conjunto Benedito Bentes. A proposta é implantar um policiamento permanente nas áreas comerciais da capital, que vêm sendo alvos da ação de bandidos.

Cada área ganhará um reforço na segurança formado por uma viatura monitorada com dois militares e mais duas motos. Além de rádios transceptores, os policiais terão um celular para que os comerciantes e moradores possam acioná-los para atender qualquer ocorrência, reduzindo tempo de resposta da PM.

Denominado também de policiamento por quadrante, o novo modelo de segurança ficará responsável pelo patrulhamento no raio de até 2,5 quilômetros, dando uma maior visibilidade à população e aos comerciantes. Por serem monitoradas, as viaturas não poderão sair da área delimitada.

“Esta medida representa uma grande conquista para os empresários da capital”, comemorou o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Júnior Brandão. Segundo ele, o Ronda Cidadão é um projeto que dará mais tranquilidade aos comerciantes, pois poderão trabalhar com mais segurança.

“Com o Ronda Cidadã, teremos um melhor enfrentamento às ocorrências policiais na capital, cuja violência se caracteriza pelo envolvimento, cada vez mais, de jovens com o tráfico de drogas”, ressaltou o secretário Dário Cesar.

No encontro com os empresários, foram apresentados também outros projetos da área de segurança, como a implantação das delegacias especializadas de Roubos e de Proteção ao Turista , além do Observador Avançado, que visa coibir os assaltos contra taxistas.

Tecnologia – Além da implantação de novos modelos de policiamento ostensivo, a Defesa Social vem trabalhando no combate à criminalidade utilizando meios tecnológicos que venham garantir resultados na segurança pública.

“Pretendemos dar um salto de qualidade no combate à violência, investindo também em tecnologia, que hoje é uma grande ferramenta para alcançarmos melhores resultados”, afirmou Dário Cesar em reunião com dirigentes da Black Bee, empresa especializada em softwares para a área de segurança pública.

Segundo o secretário, a Secretaria da Defesa Social vem se estruturando para desenvolver suas ações a partir de um planejamento estratégico e operacional com o auxílio da tecnologia. “Segurança pública se faz com investimentos em todas as áreas, incluindo tecnologia da informação. Só assim teremos como retorno a redução da criminalidade de forma eficiente”, afirmou.

Na reunião, o diretor da Black Bee, Robson Moraes Andrade, apresentou um levantamento das necessidades existentes nos órgãos componentes da Defesa Social com foco nas áreas de gestão, informação, análise criminal, estatística e perícia forense.