Psicólogo falou das reações causadas pelas drogas
O consumo de drogas e suas consequências foram temas da palestra ministrada pelo psicólogo da Secretaria de Estado da Defesa Social e coordenador da Campanha Estadual de Combate às Drogas, Keginaldo Paiva, nesta quinta-feira (02), para funcionários do Hospital Arthur Ramos.
Os funcionários assistiram a um vídeo e receberam cartilhas contendo informações claras e objetivas sobre os efeitos que as drogas causam no organismo para que possam prevenir acidentes de trabalho e também agir como multiplicadores. “O combate às drogas é um dever de vocês não apenas como profissionais da saúde, e sim como integrantes da sociedade”, garantiu Keginaldo.
O psicólogo falou das sensações que drogas como álcool, crack, maconha e cocaína causam no organismo humano, e de como, a cada dia, surgem novos tipos de entorpecentes. Uma dessas novas drogas é o “Oxi” ou oxidato, uma variante do crack, sendo que é mais barata e ainda mais letal.
“Em uma festa, minha sobrinha de quinze anos me perguntou que substância um grupo de jovens estava consumindo e eu não soube explicar. Palestras como essas são importantes porque diversos tipos de drogas surgem a cada dia e não temos conhecimento sobre elas”, disse a secretária do hospital, Eliane Melo.
Keginaldo Paiva respondeu perguntas, tirou dúvidas e alertou ainda que dificuldades no trabalho ou desestrutura familiar são problemas que não são resolvidos com o consumo das drogas. “O uso de drogas, em qualquer situação, só serve para agravar os problemas”, disse.
Com o slogan “Chega de Violência, Alagoas pede Paz”, a campanha tem como objetivo prevenir o uso de drogas e alertar a população sobre as consequências causadas por essa prática. Para isso, a Defesa Social vem realizando palestras e distribuindo cartilhas para todas as camadas da sociedade alagoana.
