A Coordenação Estadual de Defesa Civil suspendeu a operação intensiva de busca e resgate a pessoas dadas como desaparecidas por causa das enchentes ocorridas há mais de duas semanas. No entanto, a coordenação esclarece que o Grupamento de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros continua de prontidão 24 horas e pode ser mobilizado, a qualquer momento, se houver indício de pessoa a ser salva ou corpo a ser resgatado.
A Defesa Civil informou que as equipes de outras regiões que auxiliavam nas buscas retornaram aos respectivos Estados de origem, mas as equipes de Alagoas continuam mobilizadas, inclusive, com a utilização de cães farejadores. Através de sua assessoria, a Defesa Civil Estadual explicou que o tipo de ocorrência reduz as chances de resgate, duas semanas depois das enchentes.
“As equipes de buscas entenderam que, duas semanas após a ocorrência, pela própria natureza do evento, caracterizado por fortes enxurradas, são remotas as chances de resgate de pessoas com vida. Até a localização de corpos fica difícil, uma vez que o nível dos rios e lagoas já baixou, alcançando quase o volume normal de águas”, explicou o jornalista Ronaldo Lima.
De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, 39 pessoas morreram e 67 continuam desaparecidas em Alagoas. Qualquer informação sobre busca ou salvamento pode ser encaminhada ao telefone 0800 082 8989. A ligação é gratuita.