×

Maceió

Defesa Civil segue monitorando chuvas na capital

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) segue monitorando o volume pluviométrico na cidade. Segundo dados da Sala de Monitoramento da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), nas últimas 24 horas choveu em média 42,59mm. Para os próximos dias, a previsão é de chuvas moderadas a fracas.

“Nesta quarta-feira, dia 30, a previsão é de pancadas de chuvas isoladas com intensidade fraca, mas parte significativa do volume esperado para o mês de março choveu nessa terça-feira, o que explica as fortes chuvas”, explica o coordenador.

Como parte das ações da Prefeitura de Maceió para prevenir e minimizar riscos de desastres no período chuvoso, estão sendo finalizadas obras para o ordenamento das águas pluviais nas grotas do Rafael e do Pau D’Arco, no Jacintinho. Os serviços são parte da programação da Operação Inverno e estão sendo executados por meio da integração entre órgãos do Município, a exemplo da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra).

Entre outras ações da Operação Inverno, a Comdec também iniciou a distribuição do Plano de Contingência, uma publicação que reúne informações sobre a atuação da Defesa Civil em Maceió. “Conforme determinação do prefeito Rui Palmeira, a Coordenadoria está em constante aperfeiçoamento para garantir eficiência ao trabalho e minimizar riscos de desastres para a população maceioense. Já adquirimos novos equipamentos e estamos promovendo treinamentos de pessoal para melhorar a atuação na cidade”, complementou Dinário.

Caso sejam registradas ocorrências, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193), para que a Defesa Civil seja acionada ou diretamente para os telefones 0800 030 6205 (das 8h às 17h), 3315-1437 ou 9 8884-2020. “A recomendação para as pessoas que moram em áreas de riscos é que se dirijam para locais mais seguros, caso a chuva seja muito intensa”, reforçou Lemos.

A Comdec dispõe de equipamentos que permitem visualizar a pluviosidade nas regiões de Maceió. Atualmente, existem 14 pluviômetros semiautomáticos em funcionamento, o que facilita o trabalho, já que esses equipamentos possibilitam uma radiografia exata do que está acontecendo no momento da chuva.