Com o objetivo de orientar, prevenir e cuidar da população sergipana a respeito das chuvas para o período do inverno, a Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho, dos Direitos Humanos e Juventude (SEIDH), realizou na semana passada o III Seminário Estadual de Prevenção aos Efeitos das Chuvas.
Na oportunidade, representantes de 41 municípios sergipanos estiveram presentes para receber orientações sobre ações preparatórias que devem adotadas para reduzir os impactos sobre a população em época de chuvas intensas. Estiveram também presentes representantes de instituições de relevância em resposta a desastres a exemplo do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Samu Estadual, DER, Centro de Meteorologia do Estado de Sergipe (Cemese), Exército Brasileiro entre outros.
Durante seu discurso, o Tenente-coronel José Erivaldo Mendes orientou os participantes sobre o período chuvoso e fez um balanço de anos anteriores até os dias atuais. Em 2010, o estado passou por um momento delicado com as fortes chuvas. De acordo com o diretor da Defesa Civil, não está descartada a possibilidade do caos de 2010 se repetir este ano. “Se ocorrer chuvas intensas num curto espaço de tempo, as consequências serão desastrosas.”, alertou.
O meteorologista do Cemese, Overland Amaral, explanou sobre a meteorologia no Estado de Sergipe e o prognóstico 2015. Nos últimos dias de chuva no Estado, de acordo com a Defesa Civil, cerca de oito municípios foram afetados: Aracaju, Indiaroba, Estância, Itaporanga D´Ajuda, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Maruim e Laranjeiras.
A criação de Defesas Civis Municipais é a primeira medida a ser adotada pelos prefeitos, caso haja problemas relacionados à chuva. Em Sergipe, 67 municípios já criaram o órgão, mas oito ainda permanecem sem estrutura, o que impede o gestor de ter acesso, inclusive a recursos federais. A coordenadoria estadual está preparada para capacitar e orientar as coordenadorias municipais.
No final do seminário foi distribuído para todos os municípios que possuem Coordenadorias Defesa Civil Municipal (COMDEC) um kit básico defesa civil contendo luvas, botas, fita métrica, capa de chuva, lanterna, cones e fita de sinalização como forma de melhorar e incentivar o trabalhos das COMDEC's.
