×

Maceió

Defesa Civil monitora mais de 500 áreas de riscos em Maceió

Com a chegada do inverno, as chuvas fortes são mais freqüentes em nossa cidade. Pensando nessa problemática, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Maceió (Comdec) intensifica os trabalhos de monitoramento de 575 áreas da capital, classificadas em baixo, médio, alto e muito alto risco.

Durante esse período, equipes compostas por assistentes sociais da Defesa Civil conversam com as famílias que residem em áreas perigosas para recomendar que saiam de suas casas, pelo menos, até diminuir o fluxo das chuvas.

As casas construídas em encostas, próximas a canaletas ou drenos de rios e tubulações irregulares são as que correm mais riscos de desabamento. Segundo Dinário Augusto Lemos Júnior, coordenador municipal da Comdec, a maioria das pessoas que moram nessas áreas sabem do perigo que correm ao permanecer no local.

“Geralmente somos acionados pelos vizinhos e presidentes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC) de cada comunidade. Nós também fazemos vistorias de árvores e postes que podem cair, tiramos fotos, abrimos o processo e encaminhamos para os órgãos competentes”, explicou o coordenador Dinário Augusto.

Recentemente foi publicado no Diário Oficial do município edital de licitação para a contratação de empresas que ficarão responsáveis pela elaboração de projetos que diminuam o perigo nos locais mais críticos da cidade, como projetos de contenções de barreiras.

Para denúncias e maiores informações, a população pode ligar para os números 0800 030 6250 ou 3315-1437.