Representantes dos Núcleos Voluntários de Defesa Civil (Nudecs) reuniram-se, nesta quinta-feira (16), na sede da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Maceió (Comdec), para discutir as demandas das áreas de risco da capital e realizar um balanço das atividades de 2010. A reunião contou com a presença das lideranças comunitárias do Benedito Bentes, Grota do Moreira, Grota da Esperança, Stella Maris e Vale do Reginaldo.
O encontro também teve o objetivo de estabelecer um calendário de reuniões entre os núcleos e a Comdec no decorrer do próximo ano. De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil, coronel Antônio Campos de Almeida, a partir de janeiro, os encontros deverão acontecer mensalmente. “Através dos Nudecs, a Defesa Civil realiza a mediação entre as comunidades e a Prefeitura, pois relacionamos as necessidades das áreas e informamos aos órgãos competentes”, explicou.
PAC 2
O coordenador também informou que a Prefeitura de Maceió foi contemplada com recursos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no eixo “Contenção de Encostas” e, por conta disso, as atividades dos Nudecs serão intensificadas. Foram duas propostas aprovadas: obras de contenção de encostas em áreas de risco e elaboração de projetos para estabilização de encostas.
Entre os desastres naturais que atingem Maceió, principalmente nos períodos de chuvas, estão os deslizamentos, as erosões, os alagamentos e solapamentos.