×

Alagoas

Defesa Civil Estadual recebe treinamento para atuar na Sala de Alerta

Oficiais do Corpo de Bombeiros são capacitados para atuar no monitoramento 24h da Sala de Alerta

Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas que integram a Defesa Civil Estadual começaram nesta segunda-feira (25) treinamento para operar a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que monitora a rede hidrometeorológica do Estado. A iniciativa garantirá o monitoramento 24 horas das bacias hidrográficas dos rios Mundaú e Paraíba, inclusive em fins de semana e feriados.

Neste momento inicial, oficiais do Corpo de Bombeiros receberão instruções sobre o funcionamento do sistema de informações da rede de monitoramento hidrometeorológico e o funcionamento das Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) instaladas em Pernambuco (Brejão, Canhotinho, Correntes e Palmerina), cabeceira dos rios Mundaú e Paraíba, e em Alagoas (União dos Palmares, São José da Laje, Quebrangulo, Viçosa e Atalaia). Uma décima estação está sendo instalada em Rio Largo.

Nesta segunda-feira (25), os integrantes da Defesa Civil Estadual iniciaram o primeiro passo da capacitação, baseados nos conceitos básicos da Meteorologia. Já na terça-feira (26), eles passam para uma etapa mais avançada, onde aprenderão a analisar e interpretar as imagens e modelos meteorológicos oriundas de satélite. Isso permitirá realizar a previsão climática, que envolve chuvas, temperatura, ventos e umidade.

Na quarta-feira (27), os integrantes do Corpo de Bombeiros aprenderão a analisar as informações hidrológicas fornecidas pela Sala de Alerta, instalada na Semarh. Com isso, conseguirão identificar, em tempo real, a quantidade de chuva e o nível dos rios através das PCDs instaladas em Pernambuco e Alagoas. Essas informações estão disponíveis no site da Agência Nacional de Águas (ANA) e qualquer cidadão pode acessá-las.

O curso de capacitação com os oficiais do Corpo de Bombeiros terminará na próxima sexta-feira (29), onde os dois últimos dias serão dedicados à aprendizagem prática de manuseio das ferramentas do novo sistema de monitoramento hidrometeorológico de Alagoas. Com isso, técnicos da Semarh realizarão o monitoramento durante o horário normal do expediente e os técnicos da Defesa Civil Estadual farão o monitoramento no horário fora do expediente.

A Sala de Alerta funciona na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), em Jacarecica.