A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) segue em estado de atenção devido ao grande volume de chuva que cai em Maceió, desde a madrugada desta Quarta-Feira de Cinzas. A Comdec monitora áreas de risco e está preparada para auxiliar famílias em caso de alagamentos e deslizamentos de barreiras. A previsão é de chuva forte até a manhã desta quinta-feira, 19.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Dinário Lemos, era esperado para hoje um volume de chuva de 23 milímetros, mas a quantidade de água surpreendeu. “No bairro do Farol, por exemplo, o pluviômetro instalado na sede da Comdec registrou 107 milímetros, quatro vezes mais do que o esperado. É um volume de chuva muito grande”, disse Dinário. Segundo ele, outro pluviômetro instalado em Cruz das Almas registrou um volume de chuva de 80 milímetros, enquanto que no bairro do Trapiche, na Região Sul de Maceió, choveu 73 milímetros.
A previsão é de mais 100 milímetros nas próximas 24 horas, segundo informações da sala de alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). Até as 9h30 desta quarta-feira, a Comdec havia registrado três ocorrências. Em Bebedouro, uma barreira deslizou e derrubou um muro. Na Grota da Alegria, n0 Benedito Bentes, e na Chã da Jaqueira, duas famílias tiveram que ser retiradas de dentro das casas que ameaçavam desabar. Não houve vítimas.
“Orientamos aos moradores de áreas de risco que deixem o local e procurem abrigo em casa de parentes, enquanto estiver chovendo forte. Da merma forma, orientamos para que as pessoas não saiam de carro e evitem trafegar em locais da parte baixa de Maceió, onde historicamente sã0 registrados alagamentos”, alertou Dinário Lemos.
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 0800-0306205/ 3315-1437/ 8884-2020.
