×

Maceió

Defesa Civil em alerta para chuvas de verão em janeiro

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) está em alerta para possíveis chuvas fortes nesse mês de janeiro. A previsão, segundo o Sistema de Radar Meteorológico de Alagoas (SIRMAL), é que o tempo feche entre os dias 15 de janeiro e 16º de fevereiro.

Apesar dos radares apontarem apenas para a formação de descargas elétricas, há possibilidade de ocorrerem pancadas de chuva durante esse período. “Por conta disso a Defesa Civil está em alerta, acompanhando a ocupação das áreas de risco da capital”, afirma o coordenador da Comdec, coronel Antônio Campos de Almeida.

Segundo ele, as áreas de risco mapeadas pela Defesa Civil exigem cuidados. Na segunda-feira passada (4), quando choveu forte na capital alagoana durante à tarde, uma casa quase desabou no Feitosa. “Todos os locais de risco identificados pelo Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) requer atenção”, conta Almeida.

Ele cita como exemplo a Grota do Cigano. “Lá foram trocadas algumas lonas plásticas que encobrem as encostas, evitando que o terreno fique encharcado”, explica Almeida.

O coordenador da Defesa Civil diz ainda que a Comdec está em contato permanente com o Corpo de Bombeiros, para ajudar nas chamadas de emergência. “No caso de alguma ocorrência toda pessoa deve ligar primeiro para o Corpo de Bombeiros, no número 193. O pessoal está orientado a nos comunicar qualquer emergência”, revela Antônio Campos de Almeida.

Para monitorar as áreas de risco da cidade, a Comdec vem contando com a ajuda dos Núcleos Voluntários de Defesa Civil (Nudecs). Atualmente, mais de 20 núcleos voluntários dão suporte à Defesa Civil em regiões como a Grota do Arroz, Grota do Cigano e Vale do Reginaldo.

O principal trabalho dos voluntários é fiscalizar a ocupação das áreas de risco, evitando o desmatamento das encostas para garantir que não ocorram deslizamentos de terra. Além do trabalho voluntário, a Defesa Civil também conta com a participação de diversos órgãos do município para ajudar no atendimento das chamadas de emergência.