Integrantes da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Alagoas visitaram, no domingo (6), o município de Jacuípe para inspecionar os problemas causados pelo transbordamento do rio, que leva o nome da cidade, e inundou mais de 400 casas em aproximadamente sete vias públicas.
O grande volume de água começou a surgir ainda na madrugada. Apesar do alto número de residências atingidas, não houve nenhum caso de ferimento e apenas quatro famílias tiveram que ser transferidas.
Ao chegar em Jacuípe, a Defesa Civil encontrou dois oficiais do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Maragogi que inspecionavam toda a cidade e realizavam os procedimentos básicos para evitar outros problemas.
No fim da tarde deste domingo, o nível de água já estava consideravelmente baixo.
De acordo com o secretário municipal de Administração de Jacuípe, Manoel Marques, o problema que culmina na inundação é a grande quantidade de chuva na região de Ibateguara, onde fica localizada a nascente do Rio Jacuípe. “Quando chove naquela região e na região de Colônia Leopoldina, ocorre isso aqui. A última vez que a inundação aconteceu foi em 2000, e a situação tinha ficado muito pior do que hoje”, lembrou.
O tenente coronel Denildson Queiroz, da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado, recolheu informações sobre a situação e orientou o secretário municipal sobre os próximos passos. “Registramos as famílias atingidas para tomar providências e também pedimos que funcionários da prefeitura monitorem a região de Ibateguara, para que possamos estar atentos caso o nível de água volte a subir”, informou o oficial.
O serviço de meteorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), havia previsto fortes chuvas em todo o litoral Norte de Alagoas.
Os informes dos eventos chuvosos foram repassados para a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado, que acionou sua regional Norte. Após a confirmação das fortes chuvas e de transtornos causados no município de Jacuípe, órgão providenciou, de imediato, uma operação de reconhecimento e ajuda aos moradores atingidos.
O município de Jacuípe fica a 124 km da capital alagoana, próximo a cidade litorânea de Maragogi. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil orientou ainda que o representante do órgão na região preencha o formulário de Notificação Preliminar de Desastre (Neprad) e que famílias próximas às áreas atingidas procurem ir para a casa de familiares. Nos próximos dias, guarnições do 2º GBM visitarão o local para realizar nova inspeção.