Monitoramento segue sem interrupções.
A chuva deu uma trégua, mas os trabalhos da Prefeitura de Maceió não param. A previsão indica que o volume de precipitações diminuirá neste final de semana, porém, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) continua atenta às áreas de risco. Mesmo com a previsão de 20 mm de volume de chuvas para este final de semana e, ainda que o sol tenha voltado a brilhar, o monitoramento feito pelas equipes do órgão segue sem interrupções.
Nas partes alta e baixa da cidade nenhuma ocorrência foi registrada na madrugada de sexta-feira para sábado. Bem diferente dos dias anteriores, que totalizaram 59 ocorrências, todas sem vítimas. Destas, 57 chamadas ocorreram entre a quinta-feira (01) e a tarde de sexta-feira (02). A Comdec não registrou ocorrências desde a madrugada de sexta até o fim da manhã deste sábado (03).
Segundo a Comdec, as grotas são os locais com maior incidência. As áreas de risco que registraram maior número de ocorrências são as que ficam nos bairros de Jacintinho, Benedito Bentes, Mutange e na comunidade do Sururu de Capote. Deslizamento de barreira são o principal motivo das chamadas direcionadas à Comdec.
Volume de chuvas
O coordenador do Centro de Gerenciamento de Emergência da Comdec, Paulo Noronha, esclareceu que a previsão total para o mês de maio era de 259 milímetros, mas no intervalo de 24 horas, o pluviômetro da Comdec registrou 104 milímetros. Desse volume, 64 milímetros foram marcados entre as 4h e as 8h da manhã da sexta-feira. A maré alta também agravou a situação e dificultou ainda mais o escoamento das águas.
Prevenção
Antes que o período conhecido como Quadra Chuvosa começasse, a Operação Inverno se antecipou para minimizar os riscos que pudessem ser provocados quando a chuva chegasse. As ações da Operação se concentraram em áreas de encostas, localidades de risco por apresentarem problemas como construções irregulares, descarte inadequado de resíduos e canais com pontos obstruídos.
A Operação, conduzida pela Comdec, Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) e apoiadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) levou ações de limpeza, retirada de entulhos e reparos estruturais em galerias, escadarias e contenções.
A Prefitura tem trabalhado, mas a participação da população é fundamental, enfatiza o coordenador da Comdec, Dinário Lemo: “Além de evitar o descarte irregular de lixo em encostas e canais, a população também pode entrar em contato com a Defesa Civilpelos telefones 0800 0306 205 e o 3315-1437”, destaca Lemos.
