Skip to content

Defesa Civil de Maceió alerta para chuvas intensas em junho

  • Home
  • Maceió
  • Defesa Civil de Maceió alerta para chuvas intensas em junho

Blog

Defesa Civil de Maceió alerta para chuvas intensas em junho

Centro de monitoramento verifica condições climáticas em tempo real (Foto: Secom Maceió)

O período chuvoso iniciou na segunda quinzena de abril e o Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC) prevê que junho pode receber acumulados significativos.

“Há uma previsão pela normal climatológica para cada mês do ano e as precipitações no mês de junho normalmente são mais volumosas, o que pode causar maiores danos para a população, principalmente aos residentes nas áreas consideradas de risco”, aponta Hugo Carvalho, meteorologista e coordenador do CIMADEC.

A Defesa Civil de Maceió, durante todo este período, redobra a atenção e as equipes ficam sempre à disposição para atender os chamados. Mas, o trabalho preventivo é o que tem conscientizado a população para agir de forma adequada e ainda prepara a cidade, a fim de evitar maiores danos aos maceioenses.

Os trabalhos de proteção e contenção de encostas da Prefeitura de Maceió têm sido eficazes na diminuição dos deslizamentos.

Outras ações como a limpeza dos canais e a desobstrução de galerias de águas pluviais auxiliam no escoamento das águas das chuvas.

Mas é importante que a população contribua, fazendo sua parte em manter a cidade limpa.

“Grande parte dos problemas com alagamentos está no descarte incorreto de lixo. A Prefeitura de Maceió realiza limpeza constantemente e sempre são emovidas toneladas de lixo. A população precisa se educar neste ponto”, reforça o coordenador-geral do órgão, Abelardo Nobre.

Como acionar a Defesa Civil

Em casos de deslizamentos de barreiras, desabamento de residências ou mesmo para realizar vistoria, quando há rachaduras, a população deve ligar de forma gratuita para o número 199.

A Central de Atendimento solicita os dados do morador, bem como uma breve descrição do cenário.

A pessoa deve também passar o endereço correto do local e um telefone para contato. A partir disso, o chamado já entrará no fluxo de atendimento de ocorrências e uma equipe se dirigirá à localidade, de acordo com o grau de urgência.

Receba alertas

É importante que a população se cadastre para receber os alertas da Defesa Civil, pois é por meio dessas mensagens de texto que os moradores podem sair do risco, quando algo iminente está para acontecer, como chuvas fortes, riscos de deslizamentos e outras ocorrências.

Para receber os alertas, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) de forma gratuita para o 40199, enviando o CEP da residência, sendo cadastrado automaticamente. Preferindo receber pelo WhatsApp, o CEP deve ser enviado para o número (61) 2034-4611.

 

Fonte: Defesa Civil de Maceió

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também