A Defesa Civil Municipal atendeu ocorrências em toda a capital neste final de semana. Desde que as chuvas começaram a cair em Maceió, na madrugada da última sexta-feira (19), 52 chamados foram registrados, a maioria deles por residências com problemas estruturais, como rachaduras e fissuras.
Em 72 horas, os equipamentos que medem a quantidade de chuvas, os pluviômetros, marcaram 216 mm, e somente nas últimas 24 horas, 106 mm. “Estamos dentro do período chuvoso, e este registro do final de semana já era esperado”, explica o meteorologista da Defesa Civil de Maceió, Hugo Carvalho.
O bairro com maior registro de ocorrência foi o Jacintinho e a maioria delas por problemas estruturais nas edificações, como rachaduras e fissuras. “Nossas equipes não pararam, atendemos ocorrências, retiramos famílias das áreas de risco e continuamos à disposição da população maceioense”, enfatiza o coordenador-geral do órgão, Abelardo Nobre.
A diretoria social retirou 60 pessoas das áreas de risco, de forma preventiva, e fez os encaminhamentos necessários para os benefícios Municipais como aluguel social e programa de habitação.
A Defesa Civil continua com nível operacional de alerta e a previsão indica continuidade das chuvas nesta segunda-feira (22), com possibilidade de chegar a 100 mm.
Como acionar a Defesa Civil
Para acionar a Defesa Civil, a população deve ligar para 199 ou 156, descrever o cenário, e uma equipe irá até o local.
Receba alertas
O cidadão interessado em receber as mensagens, precisa informar o CEP da sua residência para o número 40199, por SMS, de forma gratuita.
Além do formato em SMS, a Defesa Civil possui o serviço de envio de alertas pelos aplicativos WhatsApp e Telegram. Para se cadastrar via WhatsApp, basta enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o assistente virtual, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra.
No Telegram, a população deve pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional e realizar o mesmo procedimento. Em todas as ferramentas disponíveis o usuário terá acesso aos alertas da Defesa Civil em caso de fortes chuvas e/ou inundações.